Petrópolis registrou 77 desaparecimentos em 2024
Mariana Machado estagiária
Os Programas de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) dos Ministérios Públicos de cada estado do país concentram todos os registros e notícias de desaparecimento de pessoas, e atuam juntamente com os órgãos de execução e Centros de Apoio Operacional.
Com isso, o MPRJ tem divulgado o contato para a população relatar desaparecimentos ao programa. São eles, (21)22405832 ou (21)22205810.
Em Petrópolis, 77 desaparecimentos foram registrados em 2024 pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Destes, 53 eram homens, e 24 mulheres.
Segundo dados do programa, quase 60% dos desaparecimentos registrados no país não tem motivo aparente, 12% são decorrentes de problemas psiquiátricos, 7% são perdas de contato voluntário, 6% dependência química, e 4,4% são possíveis vítimas de homicídio.
O que fazer em casos de desaparecimento?
- Não espere 24 horas para comunicar o desaparecimento!
- Entre em contato com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ).
- Registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima ou pela internet.
- No município do Rio de Janeiro, também é possível registrar a ocorrência na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
- Leve uma foto atual do desaparecido e repasse todas as informações à autoridade.
- Antes de fazer a comunicação, é importante ter procurado a pessoa desaparecida no trabalho (se for o caso), casa de amigos ou de familiares e locais que a pessoa costuma frequentar
De acordo com o art. 2º, I, da Lei nº 13.812/2019, considera-se pessoa desaparecida “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.
O programa
O PLID foi inicialmente criado para identificação de vítimas em investigações penais, atua em casos de desaparecimentos em geral, inclusive em situações de emergência, estado de calamidade, desastre e área sob risco identificado. Atua também em situações correlatas que envolvem a localização de pessoas em situação indicativa de desaparecimento, como pessoas presas, apreendidas, institucionalizadas, hospitalizadas, acolhidas e falecidas, sem referências familiares presentes.
Através do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, o PLID realiza cruzamento de dados, visando facilitar a busca com base nas características físicas de pessoas desaparecidas, aumentando assim o potencial de localização e identificação.
Veja também: