Edição anterior (2446):
quinta-feira, 22 de julho de 2021
Ed. 2446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2446): quinta-feira, 22 de julho de 2021

Ed.2446:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Programa Fumaça Zero emite 40 notificações em Petrópolis em menos de um mês

Nesta quinta-feira (22) acontece o Dia ‘D’ das ações que trabalham na prevenção e combate a crimes de incêndio na Região Serrana

Priscila Torquato – especial para o Diário

A Operação Fumaça Zero coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou 10 vistorias, lavrou 40 notificações, e registrou 13 ocorrências de incêndio em Petrópolis. Os dados foram divulgados pelo Instituto e contemplam o período de junho de 2021 até o momento. Iniciada no mês de maio, o objetivo da mobilização é reduzir, neste ano, 30% dos focos de incêndio e queimadas na Região Serrana do Estado comparando com o ano de 2020.

Nesta quinta-feira (22) acontece o dia “D” da Operação, com uma grande ação de patrulhamento visando a prevenção dos Incêndios. Serão 17 equipes do Inea distribuídas em 5 pontos de encontro percorrendo toda a Região Serrana, realizando ações de prevenção aos incêndios com abordagem a população, emissão de notificações preventivas e vistorias nos locais de ocorrência de Incêndios. A concentração para abertura oficial do Dia D será no Núcleo do Petp/Vale da Revolta (Teresópolis).

“O Dia D da Operação Fumaça Zero é uma ação importante, que mobiliza todos os órgãos e setores envolvidos no projeto. É uma forma de alertar e chamar a atenção da sociedade sobre os perigos dos incêndios florestais, não só para o meio ambiente mas para toda a sociedade”, explica o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.

Outro agravante comum nesta época do ano é a soltura de balões, que acabam provocando incêndios ao caírem acesos nas áreas de vegetação. Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto na lei nº 9605/98.

A Operação Fumaça Zero conta com a participação de órgãos governamentais e de empresas privadas: Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Ceperj, PMERJ, DER/RJ, 4º Delegacia PRF, Prefeituras Municipais, Associações de moradores, Concer, Rota, CRT, Light, Viação Dedo de Deus, Pedro Ita e Grupo Águas são os participantes da segunda edição do programa de preservação ambiental. A união das esferas pública e privada aumenta a abrangência da operação, que acontece em 13 municípios da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

 



Edição anterior (2446):
quinta-feira, 22 de julho de 2021
Ed. 2446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2446): quinta-feira, 22 de julho de 2021

Ed.2446:

Compartilhe:

Voltar: