A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nessa terça-feira (29) o projeto de lei de autoria do vereador Gil Magno que institui o “Dia do Montanhismo Petropolitano”, a ser celebrado anualmente no dia 28 de junho. A data passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Município.
A escolha desta data homenageia a fundação do Clube Excursionista de Petrópolis (CEP), criado em 1931. O CEP foi a segunda agremiação de montanhismo do Brasil, sendo referência histórica para a prática da atividade no país.
“A proposta é valorizar essa tradição centenária de Petrópolis com o montanhismo, estimular políticas públicas de preservação ambiental e incentivar o turismo de aventura com responsabilidade”, destacou o vereador Gil Magno.
O projeto reconhece a importância do montanhismo como atividade esportiva, cultural e ecológica, e fortalece o trabalho de comunidades locais que atuam na conservação de trilhas, na negociação de acessos e na difusão das boas práticas sustentáveis, em consonância com leis já existentes (Lei Municipal nº 74782016, nº 80652020 e nº 83942022).
A medida visa ainda fortalecer a imagem da cidade nos circuitos nacional e internacional de turismo ecológico, com ações educativas, produção de materiais informativos e valorização das áreas naturais de Petrópolis.
Veja também: