Edição anterior (2574):
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Ed. 2574:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2574): quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ed.2574:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Projeto Trauma Dental da UNIFASE oferece atendimento às vítimas de acidentes

 

Foto: Divulgação Unifase - Dr. Ernani Abad

 

Responsáveis por dar um brilho especial ao nosso sorriso, os dentes também são essenciais na etapa de mastigação dos alimentos e auxiliam na articulação das palavras. Quando uma pessoa sofre algum acidente e causa lesão nos dentes, podendo quebrar ou até mesmo perdê-los no impacto, o trauma dental se torna um problema que afeta não apenas a saúde física, pois atinge diretamente a autoestima. 

Desde 2019, com o objetivo de resgatar a estética e a alegria das pessoas que tiveram um trauma dental, oferecendo um tratamento de excelência que permita a restauração total dos dentes, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) desenvolve o Projeto Trauma Dental, no seu Ambulatório Escola, em Cascatinha. 

"Nos últimos anos, tivemos um aumento considerável no número de acidentes de moto e de carro, além dos casos de violência doméstica. Esses casos têm elevado bastante o número de vítimas com traumatismo dental. Por isso, é cada vez mais necessário que os dentistas estejam qualificados para atender tal demanda e saber como realizar os procedimentos adequados", explica o professor Dr. Ernani Abad, idealizador do Projeto Trauma Dental da UNIFASE. 

O Projeto desenvolvido pelos alunos e professores do curso de Odontologia da UNIFASE oferece atendimento a preços populares aos pacientes. Os procedimentos são realizados nos consultórios do Ambulatório Escola, que conta com ampla estrutura e equipamentos de última geração. 

"Nesse projeto atendemos pacientes desde o público infantil até adultos. Qualquer pessoa que sofra um traumatismo dentário, que tenha uma lesão relacionada à boca e aos elementos dentários, pode procurar o atendimento. O Projeto Trauma Dental funciona às terças-feiras, à tarde, mas temos professores da equipe ao longo da semana que realizam o primeiro atendimento e encaminham o paciente para o projeto. Nossa maior demanda é de pacientes que sofrem acidentes de bicicleta e de moto", comenta a dentista Andréia Machado, professora do curso de Odontologia da UNIFASE. 

O atendimento emergencial em casos de traumatismos dentários é realizado por dentistas experientes na área, que supervisionam os estudantes do curso de Odontologia da UNIFASE durante os procedimentos. Caso não seja apenas uma parte do dente que foi quebrada, mas o mesmo tenha saído por inteiro, o dentista explica que o ideal é levar o dente até o consultório o mais rápido possível. 

Projeto tem mais de 20 anos

Há mais de vinte anos, o Dr. Ernani Abad deu início ao projeto de traumatismo dental, no Rio de Janeiro, com objetivo de atender pessoas carentes que passam por um acidente e não têm condições de custear os gastos, que são altos. Apenas no Rio, o projeto já beneficiou mais de 2,5 mil pessoas. Em Petrópolis, o aumento de pacientes é gradativo.

O Ambulatório Escola oferece atendimentos gratuitos em todas as especialidades médicas e de atenção à saúde (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem, gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, psiquiatria, uroginecologia e ambulatório pós-covid) são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas as especialidades de DTM e Odontopediatria, os serviços de odontologia e radiologia odontológica são realizados a preços populares. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224. 

Se você tem interesse em ingressar no curso de Odontologia e contribuir para saúde bucal das pessoas, além de ajudar a restabelecer vários sorrisos, a UNIFASE está com inscrições abertas para o vestibular 2022.1. Encontre-se! Outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br.  



Edição anterior (2574):
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Ed. 2574:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2574): quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ed.2574:

Compartilhe:

Voltar: