Para a inscrição, é necessário levar um doador de sangue ao Banco de Sangue Santa Teresa
Mariana Machado estagiária
O Projeto Vôlei Petrópolis irá realizar, no próximo mês, o Festival de Vôlei da Solidariedade com as escolinhas de vôlei da cidade, para atletas a partir de 8 anos e, para a inscrição, é necessário levar um doador ao Banco de Sangue Santa Teresa, até o dia 15 de setembro.
A gestora do projeto e idealizadora do evento, professora Márcia Verônica, conta que no final do ano passado, fez uma edição parecida, mas a ocasião era de renovação de matrícula dos alunos do projeto, onde os primeiros 100 alunos que levassem algum doador ao Banco de Sangue teriam sua taxa de renovação abonada.
De acordo com a professora, o Banco de Sangue informou que 144 vidas foram salvas com as doações.
Ela conta ainda que conversou com funcionários do banco de sangue no mês passado, e alerta para a dificuldade enfrentada com o baixo estoque de sangue.
Uma das captadoras do Banco afirma que a ação vai ajudar muito, pois o estoque está “cada vez mais crítico”, segundo ela. Os tipos sanguíneos que têm risco de falta são o A- e O-.
É importante reforçar a importância de se ter o Tipo O em estoque, uma vez que o mesmo é o doador universal, o que significa que pode doar sangue para pessoas de qualquer tipo sanguíneo, sendo assim, o mais requisitado. Entretanto, a unidade ressalta que todos os tipos sanguíneos estão precisando de doações.
Márcia conta que neste ano não consegue repetir a mesma ação realizada anteriormente, mas pensou em uma forma de beneficiar o banco, que está com estoque insuficiente. Segundo ela, 14 escolinhas de vôlei foram convidadas, além do Projeto Vôlei Petrópolis. Ao todo, a idealizadora espera cerca de 200 alunos envolvidos.
“A empresa AJ medalhas vai presentear todos participantes com uma medalha. Estamos tentando arranjar novos patrocinadores para podermos realizar algumas brincadeiras e desafios com o público presente”, afirma Márcia.
A professora vê iniciativas como esta como um oportunidade de reunir crianças e adolescentes em um momento de “descontração, alegria, respeito à diversidade, e promoção da saúde, sobretudo entendendo a importância desta atitude solidária de amor ao próximo embutida no festival. Um pouquinho de cada é sempre muito para quem precisa”, ressalta.
O Festival foi organizado pelo Projeto Vôlei Petrópolis, Instituto Bingen e S. C. Magnólia, onde o evento será realizado no dia 21 de setembro, das 10h às 16h.
Veja também: