Estudantes podem conferir se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso. De1º a 11/4, os candidatos devem compareceràsinstituiçõesde ensino pretendidas para comprovarinformações prestadas na inscrição
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou, nesta terça-feira, 1º de abril, o resultado da lista de espera do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Os estudantes podem conferir se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera do Prouni é voltada a inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.
De1º a 11 de abril, os candidatos deverão compareceràsinstituiçõesde ensino para asquaisforampré-selecionados,a fim de comprovaremas informações prestadas em sua inscrição. Além disso, os estudantes devem ficar atentosquanto à existência de eventuais exigências adicionais porparte das instituições. Todo o processo é gratuito, e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.
BalançoNa 1ª chamada do Prouni, divulgada no início de fevereiro, 197.080estudantes haviam sido pré-selecionados.Já na 2ª chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados. A edição de 2025 teve 1,5milhão de inscrições, sendo que 768.296pessoas se inscreveram cada participante pode escolher até dois cursospara concorreràbolsa. Nesta edição, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.
Prouni20 anosCriado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.Oprograma ocorre duas vezes ao ano e tem comopúblico-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Nessas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do Programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social doProunino acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.
Veja também: