Edição: domingo, 02 de agosto de 2026

Quase 15 anos depois, centenas de famílias ainda aguardam moradia definitiva na Região Serrana

Quase 15 anos depois, centenas de famílias ainda aguardam moradia definitiva na Região
Foto: Reprodução InterTv

Quase 15 anos após a tragédia provocada pelas chuvas de 2011 em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, centenas de famílias continuam à espera de uma solução definitiva para a moradia. Muitas delas tiveram as casas interditadas e relatam dificuldades após cortes no benefício do aluguel social e novos atrasos na entrega de apartamentos prometidos pelo poder público.

Segundo representantes das vítimas, cerca de 500 unidades habitacionais ainda precisam ser construídas, mas esse número não seria suficiente para atender toda a demanda. De acordo com Laura Fermiano, do movimento Resgate da Cidadania Resiliência, mais de 300 famílias podem ficar sem moradia caso novos empreendimentos não sejam viabilizados.

Outro ponto de preocupação é o atraso na entrega dos últimos 500 apartamentos do projeto da Fazenda Ermitage, que estava prevista para janeiro deste ano e foi adiada para julho de 2027. Um relatório elaborado pela equipe do vereador carioca Pedro Duarte apontou indícios de superfaturamento nas obras. A denúncia está sob investigação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis informou que as famílias vítimas da tragédia de 2011 que mantêm o benefício do aluguel social ativo têm prioridade no acesso às unidades habitacionais, conforme os critérios estabelecidos pelos órgãos responsáveis.

A pasta também afirmou que os atendimentos relacionados ao aluguel social são realizados de forma individualizada e que a revisão do benefício é contínua, com análise técnica de cada caso para verificar eventuais bloqueios e a possibilidade de reativação. Segundo a secretaria, a Prefeitura também mantém diálogo com o Governo Federal para aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida e ampliar a oferta de moradias.

*Com informações do g1.

Edição: domingo, 02 de agosto de 2026

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral