São dois equipamentos para monitorar chuvas em 40 cidades do estado, mais o radar que será instalado em Petrópolis
Rômulo Barroso - especial para o Diário
Os dois radares meteorológicos que serão adquiridos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devem ser instalados até o início de 2026, de acordo com informações fornecidas pelo órgão ao Diário. São dois equipamentos de Banda X, que serão utilizados para aprimorar o monitoramento de chuvas no estado. Além desses, Petrópolis também terá um radar, esse sendo comprado pelo Banco Bradesco por meio de um acordo judicial.
Esse acordo foi firmado em junho e publicado em Diário Oficial no último dia 15. O investimento será de R$ 7.562.000,00 milhões por parte do banco, seguindo projeto da Defesa Civil municipal e com participação Inea, que mapeou o local de instalação. O Ministério Público vai acompanhar o processo.
Vale dizer que a cidade conta com um radar instalado no Pico do Couto (Rocio) pela Aeronáutica. Esse equipamento, no entanto, capta informações acima da altitude das nuvens.
Instalação de radares é debatida há mais de um ano
A aquisição de radares meteorológicos foi tratada ainda em setembro do ano passado, quando o Ministério Público reuniu Inea, Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ) e a Defesa Civil municipal. Na época, o presidente do Inea, Phillipe Campelo, informou que já havia estudos para aquisição de dois radares.
Depois disso, houve um acordo judicial colocando fim a uma ação de improbidade administrativa que envolvia o Bando Bradesco. Nesse acordo ficou definido que a instituição financeira compraria um radar para ser instalado em Petrópolis.
Com isso, houve estudos do Inea para decidir o local de instalação, que ficou definido para o Morin, em Petrópolis (equipamento que será comprado pelo Bradesco), para Serra do Capim, em Teresópolis, e outro para o Sul do estado. Os dois equipamentos da Região Serrana vão abranger cerca de 40 municípios que ficam nas regiões hidrográficas IV (Piabanha) e VII (Rio Dois Rios).
Em agosto deste ano, tudo foi formalizado com a assinatura de um Termo de Compromisso entre o MP, Inea e SEAS-RJ. Esse compromisso também prevê o cronograma para licitação no primeiro semestre de 2025: a instrução do processo licitatório deve ocorrer até 28 de fevereiro, trâmites internos até 30 de março e publicação do edital até 28 de maio.
Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que "conforme o calendário do Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público Estadual, a conclusão de todo o processodesde a licitação até a instalação dos radaresestá prevista para o início de 2026. Destacamos que o Inea está cumprindo os prazos estabelecidos e, atualmente, se encontra na fase de preparação do processo de aquisição dos radares, além de finalizar a primeira revisão do estudo locacional”.
Veja também: