O mês de Ramadã (jejum) começou no dia 12 de Março de 2024, é um mês Sagrado e muito importante para todos os Muçulmanos. Quem segue o Islamismo se chama Muçulmano e para praticar a religião existem cinco pilares e o jejum é o terceiro pilar.
Durante o Jejum, para quem o faz, é totalmente proibido comer, beber, fumar ou ter relações sexuais durante o período de jejum que começa 1 hora e 15 minutos antes de nascimento do sol e fica até o pôr do sol. A base da filosofia deste ensinamento não é ser um sofrimento ou para dar dificuldades ao ser humano, por isso, a pessoa é liberada do jejum em todas as situações em que o mesmo pode ser prejudicial. Por exemplo, quem está doente, ou esta viajando, as crianças, as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam, ou nos dias de menstruação, os idosos e etc.
O jejum islâmico tem um motivo: Allah (Deus) diz, no Sagrado Al-Corão, que esse jejum é para o próprio benefício do ser humano, tanto espiritual, quanto fisicamente. Por exemplo, um ser humano através de fazer o jejum aumenta, espiritualmente, sua fé e seu amor com Deus e, por um tempo, fica semelhante a DEUS em alguns aspectos: como Deus não precisa comer, beber ou ter relações sexuais, assim, quem faz o jejum mostra seu amor e sua sinceridade na prática com Deus. Por isso, o Islã não disse só para deixarmos de comer e beber e ficarmos sofrendo com fome, mas, também, o Islã nos deu o ensinamento de dobrarmos as nossas atividades religiosas em todos os sentidos, no mês de Ramadhan. Em outras palavras, o motivo do mês de jejum é aproximar-nos a Deus, fazendo boas obras e deixando o mal. Por isso o fundador do Islã, o profeta Hazrat Mohammad (saw) disse que se, por exemplo, alguém faz jejum, mas não deixa de falar mentira então esse jejum não vale nada.
Falar mentira, brigar, incomodar à alguém, enganar, usar palavrões, etc. é proibido. Deve-se rezar mais do que os dias normais, recitar o Sagrado Al-Corão, gastar, segundo a capacidade, para os pobres mais do que o normal para agradar ao seu Criador.
OS BENEFÍCIOS DO JEJUM
Uma pessoa faz que faz o jejum e deixa de comer e beber somente para Deus , então, desta forma, aumenta seu amor com Ele;
- O jejum ajuda a regular as funções do organismo;
- Através do jejum os ricos podem perceber as dificuldades dos pobres;
- O jejum nos ensina a ter paciência e tolerância;
- O jejum prepara as pessoas para os tempos difíceis. As vezes durante seca, durante as doenças, nas guerras, terremotos, viagens , acidentes etc. aparecem grandes dificuldades, e se houver o hábito de jejuar, então, pode-se agüentar mais, por isso no exército nós vemos o treinamento duro para os soldados;
- O jejum ensina-nos a abdicarmos também as coisas boas em amor de Deus;
- O jejum também nos guia a deixar de lado as brigas, inclusive se alguém estiver de jejum e brigar de qualquer forma com alguém, seu jejum se torna inválido. Nesse sentido, é apelo ao mundo que parem as guerras, não só durante o mês do Ramadã, como também após ele.
Em resumo, o jejum é somente para Deus, mas quem ganha os benefícios, espiritual e fisicamente, somos nós. E Deus mesmo nos dá a recompensa.
No final do Ramadã, todos os Muçulmanos celebram a festa religiosa chamada EID-UL-FITAR, que esse ano será realizada na quarta feira, dia 10 de abril de 2024, iniciando-se com oração de EID às 10:00.
Para quem quiser saber mais detalhes e profundidades sobre o Islã e a comunidade Ahmadia, pode se ter contato conosco, na Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ Tel. 24-2242-1385. Ou pelo e-mail: info@ahmadia.org.br
A Associação Ahmadia do Islã no Brasil é um ramo do Islamismo, e sua única Sede aqui no Brasil é na Estrada da Saudade, 215, Petrópolis - RJ. O Fundador da Ahmadia foi Hazrat Mirza Ghulam Ahmad(asw) (1835-1908), que através da revelação Divina, clamou ser o Messias Prometido e Imam Mahdi (um guia espiritual) e aqui no Brasil.
Veja também: