A espécie tem ocorrência confirmada apenas para os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e, agora, para o Rio de Janeiro
De coloração rosa clara, esta singela flor que parece estar pendurada em um caule é a Passiflora catharinensis (Passifloraceae). A espécie é considerada rara e foi fotografada pelo guarda-parque Rodrigo Freitas nas montanhas do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada na Região Serrana do Rio.
A plantinha, cujas folhas tem propriedade medicinal, foi encontrada no mês de outubro, durante manejo de trilha da unidade de conservação, em Nova Friburgo. A espécie tem ocorrência confirmada apenas para os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Encontrada apenas entre 1600 a 1900 metros de altitude, essa planta ainda não tinha ocorrência confirmada para o Estado do Rio de Janeiro.
- Essa descoberta só confirma a importância do Parque Estadual dos Três Picos como um reduto de conservação da Mata Atlântica Fluminense ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
- A nossa unidade de conservação é um berço de endemismo e a descoberta dessa trepadeira reforça a enorme responsabilidade que o parque tem na conservação da biodiversidade do Estado destacou a gestora do Parque Estadual dos Três Picos, Maria Alice Piccoli.
Passiflora catharinensis é uma espécie de trepadeira do gênero Passiflora, família Passifloraceae, nativa do sul e sudeste do Brasil, com ocorrência em biomas tropicais úmidos, como a floresta nebular. É uma planta de beleza ornamental, conhecida por suas flores, e pode ser usada para fins medicinais.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area.
Veja também: