Veículo foi detido na Barreira Fiscal de Levy Gasparian por problemas na documentação fiscal
Auditores Fiscais da Barreira Fiscal de Levy Gasparian apreenderam, no último sábado (08/02), um caminhão com 15 toneladas de fumo. A carga, avaliada em R$ 374 mil, teria como destino um contribuinte localizado em Niterói, de acordo com a informação existente na nota fiscal. Foi constatado, no entanto, que essa empresa está com a Inscrição Estadual impedida por não existir no local descrito na nota.
Além disso, o suposto destinatário, uma sala comercial, não teria condições de receber um carregamento tão grande, reforçando que o produto seria entregue em um local diferente e gerando uma autuação por fraude. Para evitar passar pela Barreira de Nhangapi, onde o veículo já tinha histórico de autuação, o motorista buscou uma rota alternativa, mas ignorou a existência do Posto Fiscal de Levy Gasparian, na divisa com Minas Gerais.
"O trabalho realizado nas Barreiras Fiscais é fundamental para impedir que cargas com documentação irregular ou destinatário diferente do informado na nota, como essa, entrem no nosso estado. Assim podemos combater a sonegação de impostos e a concorrência desleal", afirmou o Auditor-Chefe da Auditoria Fiscal Especializada de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais e de Eventos e Leilões (AFE 14) Daniel Barradas.
A operação fraudulenta foi autuada em mais de R$ 458 mil. O trabalho contou com informações do Centro de Monitoramento e Análise de Dados (CMAD) das Barreiras Fiscais.
Veja também: