Emanuelle Loli - estagiária
Quem passou pelo Centro de Petrópolis na última semana notou a retirada das faixas laranjas e dos pedaços de madeira ao redor do prédio histórico dos Correios, inclusive representando certo risco para quem passava no local. A dúvida fica: o prédio irá reabrir?
Segundo os Correios, a reforma já alcançou 80% de execução e está prevista para ser retomada em maio. O contrato anterior, que incluía a construção secundária do imóvel, foi encerrado, mas um novo processo de contratação já está em andamento. O projeto executivo de restauração do prédio está pronto, e o lançamento do edital deve ocorrer em breve. A empresa confirmou que a restauração abrangerá tanto a parte interna quanto a externa.
Enquanto a reforma não é concluída, o atendimento dos Correios em Petrópolis segue em outras unidades:
- Estrada União Indústria, 11870 Itaipava
- Estrada Silveira da Mota, 42 Posse
- Estrada União Indústria, 19297 Pedro do Rio
- Rua Coronel Veiga, 1988 Coronel Veiga
- Rua Dezesseis de Março, 322 Centro
- Rua Bingen, 2170 Bingen
No início do mês, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ) publicou uma nota de repúdio à paralisação da obra, destacando sua importância e urgência.
A atual gestão dos Correios reforçou que, após reavaliar seu patrimônio imobiliário, decidiu manter imóveis de valor histórico e simbólico para a empresa, como o prédio de Petrópolis, garantindo que ele não será alienado.
Veja também: