Evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto na ExpoRio - Cidade Nova, no Centro do Rio. Inscrições estão abertas até dia 8
Composta por cidades como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e São José do Vale do Rio Preto, a Região Serrana chega à 6ª Conferência Estadual das Cidades com propostas que refletem a necessidade de enfrentar seus maiores desafios: ocupação desordenada, vulnerabilidade a desastres e a urgente valorização da identidade territorial e cultural das montanhas fluminenses. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova Centro do Rio, e reúne representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas para discutir caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis. As inscrições para o público geral (como observadores) já estão abertas, até o dia 8 de agosto, pelo link ( http://www.sympla.com.br/event__3052524 )
A região tem histórico de mobilização social e articulação técnica, e apresentou propostas consistentes nas conferências municipais, priorizando políticas voltadas à sustentabilidade, governança democrática e preservação ambiental.
As pautas debatidas nas conferências municipais reforçaram a importância do planejamento urbano integrado às características do relevo serrano, da ampliação de ações preventivas frente aos riscos climáticos e da promoção de uma cultura de cuidado com o território. Foram priorizadas ainda iniciativas voltadas à educação ambiental, infraestrutura adequada para áreas periféricas e valorização de instrumentos legais e financeiros que reconheçam o papel estratégico da região na conservação dos recursos naturais.
- A conferência é um processo de construção coletiva para cidades mais humanas, resilientes e conectadas com as necessidades de quem vive no local. Também é uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas da região e garantir que as decisões sobre mobilidade, moradia e resiliência tenham a cara e a voz da população expressa o governador Cláudio Castro.
As propostas agora seguem para a Conferência Estadual, onde serão organizadas e escolhidas para representar o Rio de Janeiro na Conferência Nacional das Cidades. Também serão eleitos os novos membros do Conselho Estadual das Cidades.
- A Região Serrana mostra como o planejamento urbano deve respeitar as particularidades do território. O cuidado com o meio ambiente e com as pessoas precisa andar junto. Essa conferência é um passo importante para proteger vidas e garantir cidades mais preparadas para o futuro - reforça Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.
Veja também: