Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar:


  Tecnologia

Relatório da Tutela Technologies 2021 apresenta testes de qualidade de operadoras de telecomunicações


Foram avaliados 29 bilhões de testes de velocidade e latência em smartphones de usuários reais das operadoras móveis nacionais Claro, Vivo, TIM e Oi

São Paulo, junho de 2021 - Embora algumas operadoras de telefonia móvel em todo o mundo apreciem seu sucesso inicial com a implementação de tecnologias 5G, em uma pandemia, no entanto, outras tiveram que reajustar seus cronogramas e prioridades para melhor atender às necessidades dos clientes no momento. Conectividade e a necessidade de estar pronta e confiável para todos, foi o principal foco de empresas como a indústria brasileira de telecomunicações no ano passado.

Para avaliar essa experiência móvel dos últimos seis meses, a Tutela acaba de divulgar o novo relatório " Estado da Experiência Móvel 2021", por meio de mais de 29 milhões de testes de velocidade e latência, realizados em smartphones de usuários reais de operadoras móveis nacionais em Áreas de Cobertura Comum, entre novembro de 2020 e abril de 2021.

De acordo com testes, a Claro ofereceu, consistentemente, a melhor experiência móvel do Brasil. O documento constatou que a companhia entregou a seus usuários o melhor desempenho do país, classificado como "Qualidade Consistente e Excelente", mostrando que a Claro oferece uma experiência de rede boa o suficiente para streaming de vídeo HD, chamadas de vídeo HD ou jogos móveis com maior frequência do que qualquer outra rede. A operadora também teve as velocidades de download e upload mais rápidas do país e venceu por pouco para a melhor latência - medida de capacidade de resposta de uma rede.

As principais conclusões do relatório são:

• A Claro proporcionou a melhor experiência móvel para seus assinantes no Brasil, com "Qualidade Consistente e Excelente" em 70,1% dos testes. A operadora também teve as velocidades de download e upload mais rápidas com 18,3 Mbps e 8,83 Mbps, respectivamente. E, por pouco, ficou em primeiro lugar no ranking de rede com maior capacidade de resposta com 17,9 ms.

• A Vivo é uma forte concorrente da Claro e se encontra na liderança da tabela de classificação em duas categorias: a operadora empatou estatisticamente com a Claro no primeiro lugar para o mais alto Qualidade Consistente Central do Brasil (Core Consistent Quality), com mais de 85%. Na mais nova métrica da Tutela, a Vivo demonstrou a maior cobertura de área relativa em todo o Brasil para cobertura combinada 5G / 4G e cobertura total.

• Os assinantes da TIM passam mais tempo em uma rede 4G do que clientes de qualquer outra operadora no Brasil, com 82,8%; e embora a Vivo possa ter a melhor cobertura 5G / 4G do país, a TIM está apenas 76 pontos atrás e há apenas 79 pontos de diferença entre a pontuação de cobertura 5G / 4G da operadora e sua pontuação de cobertura total.

Tom Luke, vice-presidente da Tutela, afirma que "a pandemia colocou uma pressão significativa na infraestrutura de telecomunicações do Brasil, no entanto, os resultados deste relatório mostram que os usuários móveis no Brasil ainda estão em boas mãos. A Claro continua na liderança com seu domínio em quatro das seis métricas testadas, porém houve competição com a Vivo se posicionando em dois quesitos na liderança da tabela de classificação. Esperamos que todas as operadoras aproveitem as oportunidades de melhorar a experiência móvel, por meio de investimentos em tecnologias em 5G ou com iniciativas de otimização de rede direcionadas, para que seus assinantes possam desfrutar de uma conexão confiável onde e quando estiverem".

O relatório completo está disponível online aqui. https://www.tutela.com/blog/brazil-state-of-mobile-experience?hs_preview=pzHIzWhI-47872241976

Sobre a Tutela

A Tutela Technologies, Ltd. é uma empresa independente de dados crowdsourced com um painel global de mais de 300 milhões de usuários de smartphones. Sediada em Victoria, British Columbia, ela reúne informações sobre a infraestrutura móvel e testa a experiência sem fio, ajudando as organizações da indústria móvel a compreender e melhorar as redes mundiais. Os dados e percepções fornecidos pela Tutela têm a confiança das equipes de engenharia das operadoras de rede móvel e fabricantes de equipamentos de rede em todo o mundo e são usados para comparar operadoras, bem como orientar decisões sobre planejamento e otimização de rede e infraestrutura.

A Tutela não coleta dados pessoais confidenciais e está em conformidade com os regulamentos internacionais de privacidade, incluindo GDPR e CCPA. As políticas e práticas de privacidade da Tutela foram revisadas pela PricewaterhouseCoopers.

Para mais informações, www.tutela.com


ML&A Comunicações
Fernanda Elen | Fernanda Beatriz


Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar: