Edição anterior (4029):
sábado, 04 de outubro de 2025


Capa 4029

Reunião de representantes de universidades para fortalecer a cidade como referência de ensino superior

Foto: Divulgação PMP
Foto: Divulgação PMP


A Prefeitura reuniu representantes de instituições de ensino superior do município para discutir o projeto 'Petrópolis Cidade Universitária'. O objetivo do encontro, que aconteceu na quinta-feira (2), é fortalecer a Cidade Imperial como polo de formação de profissionais de excelência, fomentando o desenvolvimento da cidade e da região.

“A nossa cidade tem todos os elementos para se tornar um destino de referência para estudantes em busca de formação de qualidade. Temos instituições de referência, que produzem conhecimento de alto valor. Juntas, fortalecem ainda mais a cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.

A reunião foi um momento para discutir o projeto e planejar ações integradas, reunindo os esforços das instituições e alavancando um movimento coletivo para tornar a cidade referência na produção de conhecimento.

Reitora da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, lembrou que o movimento para fazer de Petrópolis uma cidade universitária exige a articulação que o governo municipal está buscando agora. “O potencial do município é indiscutível e isso já vem sendo discutido há muito anos. Petrópolis tem não uma, mas várias instituições extremamente importantes na área acadêmica. E isso é muito raro de se encontrar, destacou, lembrando que é preciso ir além. Uma cidade universitária se faz não só com a presença destas instituições, mas também,  e principalmente, com a articulação entre essas instituições de forma que elas produzam conhecimento, educação, cultura e integração humana entre elas e para estudantes e professores. É isso que o governo municipal está tentando promover”, explicou.

A secretária de Educação, Poliana Ferrarez, também destacou a importância de evidenciar a capacidade formativa do município para as escolas da rede municipal. “Precisamos apresentar aos nossos alunos as possibilidades reais que essas instituições têm a oferecer. Observamos muitos estudantes com grande potencial, mas que não desenvolvem ambição justamente por não enxergarem oportunidades. Por isso, é fundamental fortalecer o vínculo entre as universidades e a educação pública”, finalizou.

Também participaram da reunião a coordenadora de Juventude da Prefeitura de Petrópolis, Carol Chiavazzoli; representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria Estadual de Educação; da Fundação Octacílio Gualberto (mantenedora da Unifase e da Faculdade de Medicina de Petrópolis); da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); do gabinete do deputado Estadual Sérgio Fernandes; da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Serratec; do Museu Imperial; da Estácio; do Instituto Teológico Franciscano (ITF); do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); do Cefet; da Faeterj e do Cederj.

Edição anterior (4029):
sábado, 04 de outubro de 2025


Capa 4029

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral