Emanuelle Loli estagiária
Será iniciado hoje, em reunião às 20h, o trabalho de revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos de Petrópolis, abrangendo a área do 1º Distrito. O projeto de revisão será apresentado por seu autor, o engenheiro Luiz Carlos de Oliveira, diretor da empresa Theopratique. A reunião será realizada na sede da Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis. A última revisão a respeito deste documento aconteceu no ano de 2017.
O documento atualmente disponível engloba os 5 distritos da cidade de Petrópolis, listando 234 locais considerados como de risco alto ou muito alto para deslizamentos, enchentes e inundações. Conta com vistorias técnicas, mapas de gerenciamento de risco, propostas de intervenções para a redução dos riscos, estimativa de custos e critérios para a hierarquização dessas intervenções, dentre outros pontos.
De acordo com Luiz Carlos de Oliveira, o documento que será apresentado contará com a revisão para o 1º Distrito, de que fazem parte o Centro Histórico e os principais bairros. Essa região foi apontada pelo diretor de Geologia do Departamento de Recursos Minerais (DRM), do governo estadual, Túlio Marco Oliveira como a que tem a maior parte das áreas de instabilidade e elevada concentração populacional. O estudo do DRM, concluído também recentemente deverá estar disponível também para auxiliar no trabalho de revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos. A atualização do estudo é importante para nortear as autoridades sobre a real situação das localidades, para evitar a repetição de desastres graves já ocorridos no 1º Distrito de Petrópolis, com perdas de vidas e grandes prejuízos materiais.
Veja também: