Edição anterior (3419):
segunda-feira, 18 de março de 2024


Capa 3419

Revitalização da Rua Paulo Barbosa impulsiona a economia

Foram construídos novos pontos de ônibus e coberturas para os usuários, além da ampliação das calçadas viabilizando a passagem do alto fluxo de pedestres

Foto: Arquivo / Diário de Petrópolis
Foto: Arquivo / Diário de Petrópolis

Larissa Martins especial para o Diário

A Rua Paulo Barbosa é uma das mais populares do Centro Histórico de Petrópolis. Por ela passam milhares de pessoas diariamente, tendo o alto fluxo de pedestres e veículos. O nome da rua foi dado em homenagem ao mordomo da Família Imperial.  Segundo a história, ele foi umas das principais razões para Petrópolis ser chamada de cidade, sendo responsável por idealizar a retomada da criação da casa de veraneio na região.

Foi pensando em oferecer uma melhor qualidade de convivência pública aos pedestres, moradores dos prédios e no comércio local, que em 2019, a localidade passou por uma reforma, onde o abrigo Oscar Weinschenck, que existia há mais de 70 anos no local, foi demolido. A iniciativa só foi possível sair do papel através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Na época, como estabelecido no projeto, foram construídos novos pontos de ônibus, com bancos e coberturas para os usuários, além de calçadas em ambos os lados, que ganharam mais 50 centímetros.

Nova reforma

Quatro anos depois, em 2023, o espaço passou por mais uma revitalização. O objetivo era ampliar ainda mais as calçadas para atender a demanda de pedestres, que não parava de crescer. Sendo assim, uma construção onde funcionava um bar foi demolida. A ação, também foi realizada através da cooperação entre o município e a iniciativa privada. Ela foi a principal responsável por todo o processo, garantindo que as obras fossem feitas de acordo com os órgãos de preservação e tombamento. O comerciante, responsável pelo estabelecimento, foi transferido para a Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, ganhando um novo espaço para trabalhar.

Equipes

O projeto ganhou vida graças ao trabalho de centenas de pessoas. Entre elas, o arquiteto Jorge Simão. Ele conta que a rua sempre chamou a atenção do filho dele, o também arquiteto, Rodrigo Simão, que teve participação na história da Paulo Barbosa que todos conhecem hoje em dia.

O projeto iniciou-se em 2002 e veio acontecendo ao longo de quase 20 anos com um trabalho persistente, colaborando com pequenas contribuições sempre visando melhorar o conforto dos usuários dessa importante rua de nossa cidade. O projeto foi idealizado por Rodrigo juntamente com nosso saudoso Agnaldo Goivinho, grande urbanista que contribuiu para a melhoria de várias regiões da cidade. Meu filho é um dos grandes entusiastas da rua e de seu embelezamento, por ser um espaço que apresentava grandes oportunidades de melhoria estética e de revitalização arquitetônica. É uma rua que tem história em Petrópolis, uma das mais tradicionais e que é ponto de encontro de grande parte da nossa população. Tem um dos maiores fluxos diários de pedestres no Brasil. Além de ser um centro de consumo e residências importantíssimo da cidade. Isso tudo sempre brilhou demais aos nossos olhos e sempre tivemos muito orgulho de poder ter tido a oportunidade de participar desse movimento, conta Simão.

Comunidade local

Para envolver a comunidade local no processo de planejamento foi preciso estar atento às necessidades da população.  A partir do momento que conseguimos conceber uma possível solução, nossa principal missão é contaminar positivamente as pessoas que irão executar e dar o protagonismo para que as pessoas possam utilizar da melhor maneira suas habilidade para tornar essa solução idealizada a mais completa possível, reforça.

Desafios enfrentados

Durante a caminhada por melhorias na região, muitos desafios foram enfrentados e superados. O que precisamos é ter persistência, atitude e foco na solução para termos êxito na execução. O fato de a rua ser muito apertada, numa época em que não tínhamos abrigos de ônibus, as pessoas transitavam pela rua com os carros. Executar uma obra de revitalização exigiu que fizéssemos trabalhos na madrugada, aos domingos, em momentos em que a rua tinha menos movimento, relata

Jorge é conhecido por boa parte de Petrópolis pela participação em projetos de extrema relevância para a cidade como, por exemplo, o Shopping Pátio Petrópolis. Ao ser questionado sobre qual o seu projeto preferido ao longo da carreira, ele respondeu que cada um tem um sabor especial ao ser concluído. Durante toda a minha caminhada procurei não olhar muito para trás, mas ir superando cada novo projeto com a mesma determinação dos anteriores. Minha mãe, dona Rosa, sempre me incentivou e foi a grande responsável por criar esse senso de coragem em mim, alega.

Crescimento do comércio

Ele acrescenta ainda que por mais que já tenha sido revitalizada, a Paulo Barbosa ainda tem a capacidade de se superar. Sempre temos oportunidades de melhorar nosso espaço de convivência. Agora temos novos empreendimentos surgindo na rua, que trarão mais coisas boas por lá. Devemos estar sempre olhando com muito carinho para a beleza da nossa cidade. Como o meu pai, senhor Eduardo, falava, vivíamos no paraíso terrestre. Aqui é a terra onde temos grande abundância de recursos naturais, um clima maravilhoso, muito verde e montanhas lindas. Por esse motivo tudo que fazemos é para a nossa cidade. Todo o nosso esforço e energia estão voltados para a melhoria da terra onde nascemos e onde vivemos por toda a nossa vida. Tendo esse olhar é sempre possível vermos oportunidades de conciliação do moderno com o histórico, afirma Simão.

Edição anterior (3419):
segunda-feira, 18 de março de 2024


Capa 3419

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral