De acordo com o Climatempo, o estado do Rio de Janeiro pode ser um dos lugares mais quentes no Brasil neste final de semana, com temperaturas que podem chegar a 40°C neste domingo (11). Caso a previsão se confirme, o Rio será o primeiro estado a atingir essa marca em 2026 pelas mediações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A elevação das temperaturas está associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que volta a ganhar força sobre a região Sedeste. Esse fenômeno reduz a umidade no ar, dificultando a formação de nuvens carregadas e diminuindo as chances de chover. Além disso, a predominância de ventos quentes contribuirão para o aumento do calor.
Até o momento, a maior temperatura neste verão no Rio de Janeiro foi de 39°C, nos dias 24 e 25 de dezembro de 2025.
Já a maior temperatura no país em 2026, até agora, foi de 41,5°C, registrada em Mantena, Minas Gerais, no dia 2 de janeiro.
Diante da previsão de calor intenso, o Centro de Operações e Resiliência (COR) orienta a população a adotar alguns cuidados, como:
- Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede;
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h às 16h;
- Usar protetor solar;
- Protejer as crianças com chapéu de abas;
- Em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas relacionados ao estresse térmico, procurar uma unidade municipal de saúde;
- Acompanhar os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
*Com informações do Climatempo e COR
Veja também: