Com informações do Diário do Rio
Após a transferência de 66 detentos para penitenciárias federais, o Rio de Janeiro passou a ser o estado com o maior número de presos em outros presídios. Na quarta-feira (12), 7 chefes do Comando Vermelho (CV) também foram transferidos a pedido do governo fluminense e autorizada pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio. A medida busca enfraquecer a comunicação entre as lideranças e outros integrantes da facção criminosa.
Os 7 presos estavam em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, e foram levados sob forte esquema de segurança até o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, de onde seguiram em avião da Polícia Federal (PF) para o Presídio Federal de Catanduvas (PR), de onde seriam redistribuídos para outras unidades. Todos foram detidos após ataques atribuídos ao CV em resposta à megaoperação realizada pelas forças de segurança do estado no fim de outubro.
Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as transferências seguem o rito estabelecido com o Judiciário, que analisa individualmente cada caso.
Veja também: