Edição anterior (3976):
quarta-feira, 20 de agosto de 2025


Capa 3976

Risco de secas em Petrópolis é considerado moderado pelo Cemaden

A partir desta quarta-feira (19) temperaturas podem chegar a 30°, com umidade relativa do ar a 35%

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo


Larissa Martins

O painel de acompanhamento de secas do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostra que Petrópolis enfrenta situação de seca moderada. Os boletins revelam que houve agravamento em comparação ao inverno do ano passado, quando o risco era considerado “fraco”.

O pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri, explica o que significa, na prática, essa previsão.

“O monitoramento de secas feito pelo Cemaden se baseia em um índice que considera a chuva, a umidade do solo, e a saúde da vegetação. Quando esses 3 elementos estão muito baixos, o índice resulta em intensidades da seca maiores, como seca moderada ou severa. A seca moderada atualmente em Petrópolis é resultado da combinação de chuva abaixo da média e valores baixos de umidade do solo, quando considerados os últimos 3 meses”, esclarece o especialista.

Segundo ele, essa época do ano já é naturalmente menos chuvosa, por conta do clima da região Sudeste do Brasil, que tem invernos mais secos.

“Porém, a chuva abaixo da média para o período não era esperada. Um evento de seca é uma anomalia climática, ou seja, foge do esperado para o período. Por isso é importante ficar atento ao monitoramento do clima feito pelos órgãos de meteorologia e desastres. A alta temperatura do ar e falta de chuva se associam também a baixa umidade relativa do ar. Essa combinação de fatores aumenta o risco de propagação de incêndios florestais, na medida em que a vegetação seca serve de combustível para focos de incêndio”, alerta.

Elevação das temperaturas

Nesta terça-feira (19), a Defesa Civil Municipal informou que a partir de quarta-feira (20), o tempo em Petrópolis estará sob influência de um bloqueio atmosférico, trazendo dias mais quentes, com temperaturas podendo alcançar os 30°C. O tempo também fica mais seco, com a umidade ficando em torno de 35%.

O “veranico” dura até domingo (24), com a chegada de uma nova frente fria há previsão de pancadas de chuva e queda nas temperaturas.

“Nestes dias de temperaturas mais altas e umidade do ar mais baixa, é preciso que a população fique atenta à ocorrência de fogo em vegetação e siga as instruções da Defesa Civil”, orientou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes. “Estamos desde o início do inverno fazendo capacitações e orientando a população sobre os riscos de incêndios florestais. É preciso que a sociedade civil e poder público estejam juntos”, acrescentou.

Abastecimento de água

A seca e altas temperaturas podem afetar o abastecimento de água na medida em que ocorre mais perda de água por evaporação e menos reposição de água pela falta da chuva. Mas, a Águas do Imperador informou que as captações alternativas do Rio da Cidade e da Ponte de Ferro estão em funcionamento para reforçar a vazão e assegurar a normalidade no abastecimento.

Para enfrentar esse cenário e minimizar impactos para a população, a concessionária vem adotando ações estruturais e preventivas.

“Após o período de estiagem em 2024, Águas do Imperador realizou um estudo técnico para identificar as regiões mais impactadas pela escassez hídrica. A partir desse diagnóstico, foram instalados cinco boosters equipamentos que aumentam a pressão na rede de distribuição nas seguintes localidades: Estrada da Saudade, Paulino Afonso, Manoel Canedo (Pedro do Rio), General Osório e Dias de Oliveira. Os investimentos têm o objetivo de melhorar significativamente o fornecimento de água nessas áreas”, disse a concessionária.

Cuidados

O Cemaden recomenda que a população adote alguns cuidados para reduzir os impactos da seca.

“A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia devido à baixa umidade relativa do ar. Além disso, fazer uso racional da água evita desabastecimentos. Por fim, ter cuidado com a prática de queimar restos de folhas em quintais, o que pode fazer com que o fogo se espalhe para a vegetação ao redor”, sugere Marcelo Zeri.

A Defesa Civil também se separou algumas dicas:

- Não faça queimadas

- Não queime lixo, terrenos ou pastagens

- Não jogue bitucas de cigarro na mata, ruas ou em beira de estradas

- Não solte balões

Cuidados com a saúde:

- Mantenha-se hidratado/beba bastante água

- Evite se expor ao sol entre às 10h e 16h

- Evite a prática de exercícios ao ar livre nos períodos de maior calor

- Use roupas mais leves

- Use protetor solar

Em caso de emergência ligue: 193 Corpo de Bombeiros, 199 Defesa Civil ou 190 Polícia Militar.

Edição anterior (3976):
quarta-feira, 20 de agosto de 2025


Capa 3976

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral