Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar:


  Diário Comunidades

Rua João Xavier no Bingen ganha iluminação de LED 

 

O governo municipal inicia a instalação de LED na rua João Xavier, no Bingen, a partir de hoje (01/06) à noite. Serão instaladas 81 luminárias em substituição às lâmpadas de vapor de sódio. A mudança é realizada pelo Departamento de Iluminação Pública da prefeitura, ligado à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP).

O programa de eficientização do governo municipal busca padronizar e uniformizar a iluminação pública em todo o município. “Além da questão econômica e de sustentabilidade, o LED também é importante para a segurança pública”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.

Ontem (31), a prefeitura terminou a instalação de LED na Vila Francisco, que fica na Estrada da Serra Velha, no Meio da Serra. Foram colocadas 34 luminárias em substituição às lâmpadas de vapor de sódio. Na semana passada, o trabalho foi concluído na rua Álvaro Machado, no São Sebastião, local onde foram colocadas 24 luminárias.

Neste ano, além desses locais, o executivo fez esse trabalho na Castelânea, Bingen, Alto da Serra, Duarte da Silveira, Secretário, Retiro, Araras e Pedro do Rio. O estudo levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para cada tipo de rua.

"É importante ressaltar que, após a troca para o LED, são retirados os braços de sustentação e reatores antigos”, explica a secretária da Serviços, Karina Bronzo. "Esses equipamentos, quando ainda podem ser reaproveitados, passam por reciclagem e limpeza. É uma forma de reaproveitarmos o equipamento e ainda aumentar a oferta para a população", completa.

A tecnologia de luz de LED possibilita menor necessidade de manutenção - as lâmpadas possuem possuem mais durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil horas.



Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar: