Educadora parental Priscilla Montes, influenciadora e mãe de Gael, 6 anos, ensina seis dicas infalíveis para curtir com os pequenos
Larissa Martins
O mês de dezembro é um dos períodos mais aguardados pelas crianças em idade escolar, pois é quando iniciam as férias escolares. Durante alguns meses, enquanto os pequenos recarregam as energias, provavelmente os pais e responsáveis ficarão mais cansados que o normal. Mas, é possível ocupar as férias da criançada de forma divertida e saudável.
A educadora parental Priscilla Montes, influenciadora e mãe de Gael, 6 anos, ensina dicas infalíveis para curtir com os pequenos. Segundo ela, o equilíbrio e a flexibilização das regras é uma das primeiras sugestões.
“Com as crianças sem atividades escolares e em casa o tempo todo, os pais devem se cobrar menos e flexibilizar as regras. Ou seja, flexibilizar algumas responsabilidades é muito importante neste período, mas flexibilizar não necessariamente significa deixar a rotina de lado. É importante que a criança mantenha uma rotina para a saúde física, mental e emocional dela. Dia a dia se lembrar dessa rotina, vai ajudar muito na volta às aulas, quando as crianças precisarão voltar a cumprir as atividades escolares e extracurriculares. Esse cuidado ajuda a estabelecer uma rotina e evitar que as crianças passem o tempo todo na frente do computador, smartphone ou tablet”, explica a especialista.
Momentos de conexão também são indispensáveis. “Não é a quantidade, mas a qualidade que importa. Assistir a um desenho com a criança, ir ao parque, brincar ao ar livre ou jogar um jogo são ótimos momentos. Jogos, em particular, são ótimas oportunidades para conversar e trabalhar a questão de ganhar e perder”, afirma Priscilla.
Outras dicas disponibilizadas pela educadora parental são:
Combinar horários: Não adianta tentar dar atenção à criança o dia inteiro sem estar presente de verdade. É importante informar a ela a hora em que vão desenhar juntos, propor um filme com pipoca ou um cinema. Combine algo como por exemplo: "Mamãe vai trabalhar o dia inteiro e, no final do dia, teremos nosso cinema com pipoca.”
Valide os sentimentos e ouça a criança: Esse tipo de cuidado e atenção garante um senso de responsabilidade, fazendo com que a criança compreenda o dia a dia da família e que os pais infelizmente não estão em período de férias, mas sim se ajustando para que esse período seja leve para todos. A conversa sempre é a melhor maneira de ajudar e acolher.
Faça atividades fora do comum: Brincadeiras e atividades que as crianças não costumam fazer são uma ótima saída para atrair a atenção. A nossa dica é resgatar algo que os pais gostavam de fazer na infância para passar para os filhos.
Mantenha, sempre que possível, a rotina do sono: É importante, principalmente dois, três dias antes do retorno das aulas, principalmente para as crianças do turno matutino. Esse cuidado evita que o desempenho dos pequenos nos primeiros dias de atividades escolares e extracurriculares seja prejudicado.
Veja também: