Em 2024, os casos de furto de celular aumentaram 67,4% na cidade
Mariana Machado estagiária
Em 2024, os casos de furto de celular aumentaram 67,4% em Petrópolis. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 288 celulares foram furtados na cidade no último ano, enquanto em 2023, foram registrados 172 furtos. O mês do último ano que mais registrou furtos foi novembro, quando 88 celulares foram furtados na cidade.
No município do Rio de Janeiro os furtos também aumentaram, de 26.262 em 2023, para 29.422 no ano passado, um aumento de 12%.
Como proteger seus dados após o furto?
Segundo recomendações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os seguintes cuidados são indispensáveis para evitar roubo de dados e informações: Utilize o procedimento de bloqueio da tela de início do celular; Não utilize o recurso de “salvar senha” em navegadores e sites; Nunca anote suas senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou outros locais em seu celular; e Não repita a senha utilizada para acesso ao seu banco para uso outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet.
A Febraban também recomenda a instalação do aplicativo Celular Seguro, fruto de parceria da Federação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A ferramenta desenvolvida em dezembro de 2023 para combater de forma rápida fraudes bancárias por meio do bloqueio de aparelhos celulares em casos de perdas, furtos e roubos.
No aplicativo, é possível cadastrar uma “Pessoa de confiança”, na qual, em caso de perda, roubo ou furto do seu aparelho, ela poderá criar ocorrências em seu nome. Quando o usuário cadastrar alguém como sua pessoa de confiança, ela passa a visualizar o seu aparelho no perfil dela para que, caso aconteça algo com o celular, por meio do aplicativo, ela crie uma ocorrência em nome da vítima. Ao registrar o aparelho, ele será conectado diretamente ao CPF do proprietário. Em caso de eventos ou incidentes, o cliente ou a pessoa de confiança cadastrada na conta, podem criar as ocorrências de forma simples e eficaz.
Além disso, fazer o boletim de ocorrências pelo crime é fundamental. O procedimento não garante que o aparelho será recuperado, mas oferece ao dono maior segurança caso o telefone seja usado de forma ilícita.
É possível também usar aplicativos de localização, mas, caso o encontre, não tente reavê-lo por conta própria. Em tal situação, chame a polícia.
Outra função disponível nos aparelhos que deve ser feita, é apagar os dados do celular quando roubado, por meio de apps oficiais das marcas. Tanto Android como iPhone possuem ferramentas com essa finalidade: o Encontre o Meu Dispositivo, do Google, e o Buscar, da Apple. Samsung e Xiaomi também têm alternativas para deletar suas informações do aparelho.
Para finalizar, bloqueie também seu chip, dessa forma ninguém poderá acessar sua linha a partir dele, mesmo que seja posto em outro dispositivo. Assim, evita-se que criminosos obtenham códigos de verificação em duas etapas ou até mesmo utilizem seu WhatsApp para aplicar golpes.
Veja também: