Rômulo Barroso - especial para o Diário
O ano de 2024 fechou com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em Petrópolis: foram 1.545 vagas criadas. Esse resultado foi alcançado a partir de 30.154 contratações, contra 28.609 demissões realizadas no período. Os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) essa semana também mostrou quais funções tiveram maior espaço no mercado de trabalho no ano passado.
Todos os ramos econômicos tiveram desempenho positivo, mas o maior destaque foi o setor de serviços (908 vagas no total). Trabalhadores em serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros aparece em primeiro lugar entre as funções com maior saldo de vagas criadas, com 350. Na sequência, vem os trabalhadores em serviços de saúde (165), em serviços de proteção e segurança (156) e em serviços de hotelaria e alimentação (140).
Também foram criadas 289 vagas para trabalhadores de serviços administrativos - sendo 200 para escriturários e 89 para atendimento ao público.
No comércio, foram criadas 267 vagas para vendedores e demonstradores.
s dados do Caged também apontam que foram criadas 241 vagas para técnicos de nível médio, em diversas carreiras: ciências físicas, ciências biológicas, ciências administrativas, professores leigos, técnicos em serviços culturais, entre outros.
Ainda foram abertas 226 vagas para profissionais que atuam na produção de bens e serviços industriais, como trabalhadores da indústria extrativa, de funções transversais (como embaladores e trabalhadores que fazem movimentação de carga), transformação de metais, fabricação e instalação eletroeletrônica, indústria da madeira.
Mais vagas cortadas
Entre as funções que mais perderam espaço no mercado de trabalho de Petrópolis em 2024 estão dirigentes e gerentes de empresas ou de organizações de interesse público, com -233 vagas no total. Dessas, 220 vagas extintas eram de gerentes, das mais variadas atuações: de marketing e vendas, administrativos, financeiros, de manutenção, de pesquisa, de RH e de produção e operações.
Depois, aparece trabalhadores em produção de bens e serviços industriais, quem perderam 37 vagas no total.
Salário de admissão
O Caged também traz um dado sobre o salário médio real de admissão, mas de forma nacional (sem detalhar por município). No país, o salário de admissão foi de R$ 2.177,96, um ganho de R$ 55,02 em relação a 2023.
Veja também: