Emanuelle Loli Estagiária
O número de atendimentos na Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa (HST) registrou um aumento de mais de 6% em fevereiro, em comparação com janeiro. Foram 146 atendimentos no primeiro mês do ano, contra 156 no mês seguinte. A faixa etária mais atendida segue sendo a de 18 a 60 anos, com 125 registros.
Os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa das internações. Os atendimentos por acidentes de moto representaram 50% dos casos em fevereiro, seguidos pelas hospitalizações decorrentes de colisões de carro, que somaram 19,23% dos registros. Já as quedas corresponderam a 17,95% das admissões.
Um dos destaques do levantamento é o aumento expressivo nos atendimentos por atropelamento, que cresceram 180% de janeiro para fevereiro. Os acidentes de moto também tiveram alta significativa, com aumento de 41,82%, enquanto os casos de acidentes de carro cresceram 20%.
Por outro lado, houve redução de 44% nos atendimentos por quedas e uma queda de 33,33% nos casos relacionados a agressões.
O levantamento ainda aponta que não houve registros de atendimentos por perfuração por arma de fogo, acidentes com linha de pipa ou queimaduras no período analisado.
Coleta de dados
Os dados apresentados foram coletados a partir dos atendimentos realizados por meio de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo pacientes encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, Concer, Samu ou que buscaram o hospital por conta própria.
Veja também: