Registro teve queda comparado ao mês de março e abril de 2024
Emanuelle Loli - estagiária
A sala de traumas do Hospital Santa Teresa recebeu 143 pacientes no mês de abril. Comparado com o mês de março, o número de atendimentos foi, aproximadamente, 17,3% menor. Em relação com o mesmo período do ano passado, o mês de abril também apresentou queda nos atendimentos. A faixa etária mais atendida segue sendo a de 18 a 60 anos, com 111 registros. Acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa das internações.
Os atendimentos por acidentes de moto representaram 45,45% dos casos em fevereiro, seguidos pelas hospitalizações decorrentes de colisões de carro, que somaram 25,87% dos registros. Já os atropelamentos corresponderam a mais de 6,99% das admissões.
A sala de traumas também prestou outros atendimentos como os referentes a queda, com 26 atendimentos no total, sendo 23 deles pelo SUS. O hospital também registrou 4 atendimentos a vítimas de agressão, todas atendidas pelo Sistema Único de Saúde.
No mês de abril não houve nenhum atendimento por Perfuração a Arma de Fogo (PAF), perfuração por arma branca (PAB), linha de pipa ou queimaduras.
Comparativo com o ano de 2024
No ano passado, a sala de traumas do Hospital Santa Teresa registrou 152 atendimentos ao todo, sendo 135 pelo SUS e 17 por convênio. Assim como no ano de 2025, a faixa etária com maior número de atendimentos foi o de 18 a 60 anos.
No comparativo com o ano passado, o mês de abril deste ano registrou menos quedas, atropelamentos e menos acidentes de moto.
Coleta de dados
Os dados apresentados foram coletados a partir dos atendimentos realizados por meio de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo pacientes encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, Concer, Samu ou que buscaram o hospital por conta própria.
Veja também: