132 dos pacientes sofreram acidente de trânsito
Mariana Machado estagiária
A Sala de Traumas do Hospital Santa Teresa recebeu 173 vítimas de acidentes em março, registro que apresenta um crescimento progressivo de atendimentos desde janeiro, em que 146 pessoas foram atendidas, e 156 em fevereiro. Entretanto, algo que os três meses de 2025 têm em comum é que os acidentes de trânsito foram a principal causa de internações.
Em março, cerca de 75% dos acidentes foram de trânsito, envolvendo moto, carro ou atropelamento.
O indicador que mais registrou vítimas foram os acidentes de moto, com 83 pacientes atendidos. Seguido pelos acidentes de carro, em que 43 pessoas se acidentaram. Os indicadores de queda registraram 35 vítimas. Os atropelamentos, que somam o indicador de acidentes de trânsito, somaram 6 casos.
A faixa etária mais atendida segue sendo entre 18 e 60 anos, com 138 pacientes.
Do total, 142 pacientes foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e 31 através de convênio.
Nos primeiros três meses de 2025, a sala de traumas do HST atendeu 475 pacientes. No mesmo período do ano passado, foram 446.
Confira todos os indicadores de março:
Coleta de dados
Os dados apresentados foram coletados a partir dos atendimentos realizados por meio de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo pacientes encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, Concer, Samu ou que buscaram o hospital por conta própria.
Veja também: