Edição anterior (3780):
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025


Capa 3780

Samu intensifica treinamentos para emergências no Carnaval em diversas cidades do Brasil

Objetivo é aprimorar os protocolos, testar deslocamentos em cenários críticos e fortalecer a integração entre serviços de saúde e segurança pública

Foto: Reprodução Agência Gov
Foto: Reprodução Agência Gov


Agência Gov | Via Secom/PR

Com a aproximação do período de Carnaval, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) intensificam os preparativos para assegurar um atendimento rápido e eficiente durante os dias de folia. Em várias capitais do país, estão sendo realizados Simulados de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), exercícios que avaliam a capacidade de resposta das equipes diante de emergências em eventos de grande porte.

Segundo o coordenador de Urgências da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Felipe Reque, esses treinamentos são fundamentais para organizar o atendimento e promover a articulação entre diferentes serviços.

"Eventos de massa exigem uma integração robusta entre os serviços da rede de urgência, tanto na área da saúde quanto nas forças de segurança, como polícias e bombeiros. Dentro do setor de saúde, é essencial a conexão entre o Samu 192, as UPAs e os hospitais para garantir um fluxo ágil e eficaz no atendimento", explica Reque.

SIMULADOS NAS CAPITAIS Em Salvador, um grande simulado de urgência e emergência foi realizado, em 19 de fevereiro, na região da Barra. O cenário escolhido reproduziu um grave acidente: um trio elétrico desgovernado colidiu com um poste, resultando em 40 vítimas. Além de avaliar o atendimento no circuito da festa, o treinamento testou o tempo de resposta no transporte dos feridos até a rede hospitalar de retaguarda. A ação contou com a coordenação do coordenador médico do Samu de Salvador, Ivan Paiva.

Já em Recife, o Samu Metropolitano realizou, em 14 de fevereiro, um simulado de IMV na Avenida Alfredo Lisboa, um dos principais polos carnavalescos da cidade. O exercício simulou o colapso de uma estrutura de camarote privado, com seis vítimas. A operação foi conduzida pelo coordenador médico do Samu de Recife, Leonardo Gomes, e contou com a participação de equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar.

No Ceará, a preparação para o Carnaval também está em andamento. A coordenadora de Atenção à Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Eva Baía, esteve à frente da organização das estratégias de atendimento na capital, reforçando o alinhamento entre os serviços de saúde para os dias de festa.

PLANEJAMENTO O objetivo da simulação é aprimorar os protocolos, testar deslocamentos em cenários críticos e fortalecer a integração entre os serviços de saúde e segurança pública. "Incidentes com múltiplas vítimas podem sobrecarregar serviços essenciais, como abastecimento, comunicação e transporte. Por isso, o Samu 192 adota protocolos rigorosos de comando, comunicação e controle, garantindo um atendimento ágil e eficaz", ressalta Reque.

O coordenador reforça a importância dessas simulações para otimizar os protocolos de emergência. "É imprescindível definir previamente como será feita a triagem dos casos e onde serão instalados os postos temporários de atendimento. Esse planejamento estratégico é fundamental para que, em caso de emergência, as vítimas recebam um atendimento rápido e adequado”, defendeu.

Edição anterior (3780):
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025


Capa 3780

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral