Ação alerta a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito
Mariana Machado estagiária
Na tentativa de diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya, o Ministério da Saúde lançou, nessa terça-feira (08), uma campanha de combate a essas arboviroses em todo o país. O objetivo é frisar a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
O slogan da campanha é “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, que orienta a população sobre a importância de remover criadouros do mosquito, além de fornecer informações sobre diagnóstico precoce, cuidados médicos, riscos da automedicação e a localização de postos de saúde.
O Brasil registrou até segunda-feira (07) deste ano mais de 6,5 milhões de casos de dengue, e 5.536 óbitos, enquanto em 2023, foram cerca de 1,6 milhão de casos. Em Petrópolis, são mais de 7.700 casos, e 20 óbitos pela doença. Já a chikungunya são cerca de 250 mil casos no país, 180 óbitos, e 138 em investigação. Na cidade são 18 casos prováveis. A zika soma 6.311 casos no país, um óbito, e sem casos em Petrópolis.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional.
A Secretaria de Saúde de Petrópolis informou que “a Coordenadoria de Vigilância Ambiental segue realizando as ações de combate ao Aedes aegypti de maneira contínua, com o acompanhamento e análise de casos e com as visitas domiciliares pelos agentes de endemias”. Ainda segundo eles, “Entre janeiro deste ano, até o último dia 5 de outubro, foram registradas 508.682 visitas de rotina, que contam com orientação, eliminação de criadouros e aplicação de larvicidas”.
A Prefeitura reforça a importância de a população adotar, durante todo o ano, os 10 minutos para vistoria dos possíveis criadouros a fim de prevenir a proliferação do mosquito: “Tampe caixas d'água, ralos e pias; Coloque areia nos vasos de plantas; Higienize bebedouros de animais de estimação; Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua; Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegido do contato com a água; Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e de bebedouros, lavando-os com água e sabão.
Veja também: