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Secom e Conar assinam acordo para fortalecer combate a fraudes contra serviços de governo

Termo de cooperação vai ampliar capacidade de identificação de fraudes contra usuários de serviços do governo e aumentar a segurança do cidadão no ambiente digital

Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR


Agência Gov | Via Secom-PR

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) firmaram nesta segunda-feira, 8 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que marca um novo patamar no enfrentamento a golpes e fraudes em torno de políticas públicas.

Com o ACT, passa a ser possível mapear em maior escala as tentativas de enganar a população por meio de publicidade digital irregular. Entre os exemplos mais comuns estão links falsos que simulam inscrições em programas oficiais como concursos e políticas públicas usados para confundir cidadãos e prejudicar o acesso a direitos.

A parceria estabelece uma frente de atuação conjunta contra fraudes que envolvem políticas públicas, sobretudo nos ambientes digitais. A partir da sinalização desses materiais, Secom e Conar poderão agir adotando medidas de proteção das instituições e da população.

Além da ação imediata contra golpes, o acordo prevê iniciativas de formação, capacitação, troca de experiências e difusão de metodologias baseadas nas melhores práticas da autorregulação publicitária. Em um contexto de rápidas transformações digitais, o compromisso reforça a ética, a transparência e a integridade da comunicação no Brasil.

O ministro da Secom, Sidônio Palmeira, destacou que o acordo fortalece a proteção das cidadãs e cidadãos no ambiente digital:

O número de golpes na internet é crescente e tem afetado cada vez mais o acesso a políticas públicas e a direitos. A parceria com o Conar será essencial para sermos ainda mais ativos na construção de um ambiente digital mais saudável, com engajamento do mercado publicitário”.

Já o presidente do Conar, Sergio Pompilio, ressaltou a relevância da iniciativa: “A publicidade brasileira é reconhecida mundialmente por sua criatividade e qualidade, na vanguarda das inovações impulsionadas pela tecnologia. Nesse cenário, torna-se ainda mais importante investir em soluções construídas de forma colaborativa. Este acordo com a Secom representa um marco para a autorregulação publicitária, consolidando princípios éticos e a prática de uma comunicação responsável e transparente”.

POLÍTICAS DIGITAIS Atualmente, a Secom, por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI), identifica conteúdos suspeitos e, quando necessário, aciona a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) responsável por medidas judiciais e extrajudiciais.

ACOMPANHAMENTO O Conar segue tendo papel central na defesa da publicidade ética e responsável no país. Seu sistema inclui acompanhamento contínuo, recebimento de denúncias de consumidores, autoridades e empresas, além de notificações preventivas sobre possíveis infrações ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Apenas em 2024, mais de 300 processos foram instaurados, resultando em reprovações, conciliações e ajustes de anúncios a maior parte deles relacionados a conteúdos veiculados na internet.

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