A secretária municipal de Cultura, Diana Iliescu assumiu a presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Petrópolis, que até o dia 17 de abril, era conduzido pela professora Lívia Miranda. O PCdoB nos últimos anos vem sendo conduzido na cidade por lideranças jovens e comprometidas com as causas mais justas e urgentes do nosso povo.
No encontro, realizado na noite do dia 17 de abril, o PCdoB Petrópolis reuniu sua direção municipal para avaliar sua estratégia eleitoral para o pleito de 2024 e o perfil das lideranças políticas com perspectiva de ocupar uma vaga na câmara de vereadores. No encontro, a militância partidária reconheceu a viabilidade eleitoral das pré-candidaturas e está convicta em apoiar as futuras campanhas de homens e mulheres que hoje desempenham funções de capoeirista, empresário, advogado, enfermeiro, sindicalista, professora, líder comunitário e religiosa, e que em outubro poderão ganhar as eleições para ser vereadora ou vereador da nossa cidade.
A reunião iniciou-se com um intenso debate sobre o cenário político nacional, estadual e municipal. A professora Lívia Miranda, que até aquele momento era a presidente da sigla, destacou que o Partido em Petrópolis teve um grande crescimento no último período, tanto em número de filiados quanto em relevância política na cidade. É evidente que temos a melhor gestão municipal da cultura na cidade. Democratizamos e desburocratizamos a cultura, incentivamos que novos fazedores de cultura das comunidades pudessem receber recursos de editais. Além disso, atualmente, o PCdoB Petrópolis comanda duas secretarias no governo municipal Cultura e Educação. Também estamos na Secretaria da Mulher, no Meio Ambiente e na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, há inúmeros comunistas em diversos conselhos municipais, declarou a professora Lívia.
Durante a reunião foi anunciada a transição da presidência do partido para Diana Iliescu, secretária de cultura desde dezembro de 2021. Diana relatou avanços nas políticas públicas de democratização da cultura e da importância das verbas federais transferidas para a cidade. Atendo o convite para assumir a presidência do PCdoB Petrópolis com muita alegria e determinação. Junto com nossos companheiros e companheiras da Federação Brasil da Esperança, vamos lutar para conquistar vagas na câmara legislativa municipal. Preciso agradecer a deputada Jandira Feghalli pelas emendas que destinou à Petrópolis; em especial, a complementação orçamentária que permitirá entregar o Theatro Dom Pedro ainda este ano, comentou Diana.
O secretário de organização do partido, Guilherme Freitas, valorizou o protagonismo feminino, principalmente, na direção partidária. Somos um dos poucos partidos que contam com um comitê municipal que apresenta distribuição igualitária entre homens e mulheres. Isso é resultado do reconhecimento da nossa luta por uma sociedade mais justa. A diversidade étnica e de gênero, também, está contemplada na composição da nossa direção partidária, afirmou Guilherme.
Veja também: