Edição anterior (4210):
quinta-feira, 19 de março de 2026


Capa 4210

Secretaria de Estado de Cidades auxilia mais de 2,7 milhões de fluminenses afetados pelas chuvas

Maquinários enviados foram usados na reestruturação, desobstrução e limpeza de vias em todo o estado do Rio

Foto: SECID
Foto: SECID


A Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro enviou, desde o início do período de chuvas, 97 máquinas e equipamentos destinados a auxiliar as prefeituras de todo o estado em serviços essenciais de infraestrutura, limpeza e desobstrução de vias. O material emergencial foi distribuído entre 15 municípios, que juntos somam mais de 2,7 milhões de moradores.

Trabalhamos dia e noite para garantir que todos os municípios do Estado do Rio sejam devidamente amparados em situações de emergência. Nossas secretarias estão sempre em contato com as lideranças locais e de prontidão para enviar reforços e ajudar a população - afirma o governador Cláudio Castro.

O maquinário disponibilizado inclui caminhão vacol, retroescavadeira, escavadeira, caminhão basculante, caminhão trucado, caminhão-pipa e pá carregadeira. O material foi utilizado em operações como retirada de resíduos, desassoreamento, drenagem e apoio à recuperação de áreas afetadas.

-  Com o apoio do Governo do Estado, as prefeituras conseguem reforçar suas operações e atender de forma mais rápida às necessidades da população. Assim, contribuímos para a normalização dos serviços e a melhoria das condições de mobilidade e segurança nas cidades atendidas - afirma o secretário Douglas Ruas.

Foram beneficiados os municípios de Itaperuna, São Fidélis, Paty do Alferes, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Itaocara, Barra Mansa, São João de Meriti, Itaguaí, Cordeiro, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Nova Iguaçu e Seropédica.

Logo nos primeiros dias do período de chuvas, entrou água na minha casa e acabou com tudo. O morro em frente ao lugar que eu moro desabou e eu fiquei ilhado. A situação estava realmente muito difícil, não tinha como sair. Graças a Deus as máquinas deram jeito e agora a situação voltou ao normal - conta Aylson Motta da Costa, 65 anos, morador de São Sebastião do Alto, um dos municípios mais afetados pelas tempestades.

Ações de amparo às cidades

Desde o início do período de chuvas, pelo menos 30 municípios decretaram estado emergencial, de acordo com a Defesa Civil. Destes, além dos 15 que precisaram de apoio do Estado para desobstrução de vias, por meio da Secretária de Estado de Cidades, 14 solicitaram assistência e receberam mais de 11,5 mil insumos, disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

As ações do estado tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta dos municípios e garantir mais agilidade nas atuações diante da alta de demandas emergenciais.

Edição anterior (4210):
quinta-feira, 19 de março de 2026


Capa 4210

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral