Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

Secretário de Turismo quer aumentar número de turistas na cidade, principalmente estrangeiros

Pablo Kling também quer aumentar o tempo de permanência de quem vem para Petrópolis

Divulgação
Divulgação


Aumentar o número de turistas em Petrópolis, principalmente aqueles vindos de outros países. Essa é a meta principal da Secretaria Municipal de Turismo (TurisPetro) para este ano. Em entrevista ao Diário, o titular da pasta, Pablo Kling, contou que vai implementar um trabalho grande de promoção da cidade, tentando atingir o público nacional e internacional o objetivo é ampliar para 20% o número de visitantes estrangeiros. Em paralelo, outra intenção é que turista permaneça mais tempo na cidade.

Esse trabalho já teve início. O município está participando do "Verão #tônoRio", realizado pelo Governo do Estado, que vai até o início de maio com estande montado na Praia de Copacabana. Pablo Kling explicou que a participação nesse evento já está inserida nesse contexto de busca por alavancar a presença de turista estrangeiro por aqui.

"O 'Verão #tônoRio' é um projeto da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio que oportuniza aos municípios do interior que estejam no principal cartão portal do Brasil ou um dos principais cartões postais do Brasil, que é a Praia de Copacabana, para promover o interior na capital. Historicamente, a capital é o mercado que mais envia turistas para o interior. Então com o 'Verão #tônoRio' a gente tem a oportunidade de promover Petrópolis não apenas para o público carioca, como para os turistas nacionais que estão no Rio de Janeiro e os internacionais, os estrangeiros que estão na Praia de Copacabana. Com isso, a gente faz uma ação muito objetiva e podemos apresentar Petrópolis, de uma só vez, para cariocas, turistas de outras cidades e estados que estão no Rio de Janeiro e também para os estrangeiros que estão na capital", disse.

A parceria com o Governo do Estado na promoção da cidade vai ter um novo capítulo no segundo semestre. A Secretaria de Estado de Turismo terá um estande na Feira Internacional de Turismo da América Latina, a FIT Argentina, marcada o fim de setembro. O foco é claro: fazer com que o turista argentino que vai para a capital também possa vir para Petrópolis.

"Na FIT Argentina, que acontece em Buenos Aires, a gente vai também com apoio do Governo do Estado, a gente vai ficar no estande da Secretaria de Estado de Turismo para que a gente possa promover os nossos atrativos para o mercado sul-americano. Os turistas argentinos respondem por cerca de 55% dos turistas estrangeiros no Rio de Janeiro, e em Petrópolis, estão em torno dos 10%, 11%. Então, a gente vê nesse mercado, nessa oportunidade, uma chance de crescer o número de argentinos visitando Petrópolis", afirma Pablo Kling.

O secretário de Turismo enaltece a parceria com a Secretaria Estadual, que ainda vai render mais frutos, de acordo com ele.

"Sem o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Turismo, sob a liderança do secretário Gustavo Tutuca, a gente não teria muitas condições de fazer essa rodada de promoções. Por exemplo, vamos rodar 14 cidades, entre elas, 10 capitais, com o evento 'Experiência Rio', que é uma rodada de negócios com uma imersão cultura para promover o destino, ou seja, é a Secretaria de Estado que está bancando tudo isso, toda essa organização, fazendo toda a articulação com agências de viagem daqueles mercados emissores, a gente tem apenas que estar e apresentar o nosso produto de uma forma que encante os turistas", ressalta.

Relevância do turismo

O turismo, é um dos principais ramos econômicos do município: representa 6% do PIB de Petrópolis, gerando receita tributária de R$ 225 milhões. São 6,2 mil leitos distribuídos em 108 meios de hospedagem, 4,3 mil empresas formais do setor, gerando entre 10 a 12 mil empregos diretos. A cidade teve média de 67,36% de ocupação da rede hoteleira em finais de semana e feriados, entre janeiro e novembro, mas ultrapassando média de 90% na alta temporada, no meio do ano.

No ano passado, Petrópolis teve, até novembro, de acordo com o Observatório Regional do Turismo, 530 mil visitantes em atrativos, histórico-culturais, quase 155 mil em atrativos naturais, 5,5 mil em eventos de entretenimento cultural. O município tem listado quase 100 atrativos entre o 1º distrito e a região de Itaipava e os distritos mais afastados do Centro. Também há sete Centros de Informações Turísticas (CIT), por onde passaram 55,5 mil visitantes no mesmo período.

Todos esses dados dão a Petrópolis classificação A no Mapa do Turismo nacional. A plataforma Booking.com , junto com o Ministério do Turismo, colocou a cidade como o terceiro destino mais procurado este ano no país. A cidade conta com atrativos variados para diversos tipos de turismo: histórico, aventura, cervejeiro, religioso, compras, ecorrural, negócios.

Calendário

Uma das formas de movimentar o turismo é manter atrativos durante o ano inteiro, voltado para os mais diferentes públicos. Dessa forma, o município poderá atrair o visitante para ficar mais tempo em Petrópolis, gastando mais na cidade. O resgate do carnaval, que passou os últimos anos sem uma programação robusta, tem importância nisso.

"O carnaval, organizado pela Secretaria de Cultura principalmente, com orientação do prefeito, foi um carnaval que atendia tanto o petropolitano quanto aos turistas, porque historicamente, o turista que vai para o carnaval em Petrópolis vai para descansar, mas também quer curtir o bloquinho, quer aproveitar um pouco com a família. E nos moldes que o carnaval 2025 aconteceu, com horário de término, com toda a segurança, com infraestrutura, isso agradou tanto o petropolitano quanto os turistas. O petropolitano, que estava há muito tempo sem uma festa para poder curtir, aproveitar e se divertir. E da mesma forma para o turista. Desse jeito, os turistas puderam curtir o evento e curtir outros atrativos da cidade. O turismo ecológico foi muito forte nesse período, muitos turistas estrangeiros, inclusive. E também teve espaço para aqueles que quiseram descansar, relaxar, fugir dos grandes centros urbanos", coloca.

E mal terminou um evento, outro já vem sendo preparado. A Bauernfest é só no meio do ano, mas para a organização da prefeitura, já teve início, com a realização da eleição da Realeza do evento, que coloca a festa em destaque com bastante antecedência.

" Esse evento já representa também uma parte da realização do plano de governo do prefeito Hingo Hammes, que é a valorização dos grupos folclóricos alemães. E isso acontece com a antecipação da eleição da realeza da Bauernfest, para que a festa já tenha a sua cara, para que a festa já tenha as suas representantes, a Rainha, a 1ª e a 2ª Princesa. Isso já mostra uma valorização e uma organização da Bauernfest mais preparada. Mostra que a Bauernfest, este ano, certamente vai superar em número de turistas, organização, qualidade de serviços para os turistas. Por que se a gente quer um turista que gaste mais na cidade, um turista que tenha uma experiência memorável, a gente tem que ter um serviço de qualidade. Então a gente vai investir também em qualificação dos atendentes da Bauern, de todos quadros envolvidos com a Bauernfest: guardas municipais, agentes de trânsito, vamos envolver todos para que a gente tenha a festa mais linda que a gente já teve", comenta.

Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral