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Seeduc-RJ inicia ano letivo com nova ferramenta de preparação para o Enem

Encontros apresentam o "Enem-RJ" aos professores, conselhos de educação e grêmios estudantis

Foto:  Bruno da Matta  Seeduc-RJ
Foto: Bruno da Matta Seeduc-RJ



Nesta primeira semana do ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado de Educação organizou vários encontros para apresentar a plataforma Enem-RJ, nova ferramenta criada pela Seeduc que vai oferecer suporte e auxiliar os estudantes da rede estadual de ensino nas provas e desafios deste ano, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma, gratuita, é destinada aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oferece material didático digital e videoaulas com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

Esta ação é muito especial. Lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que nossos estudantes sejam bem-sucedidos no Enem. Vamos desenvolver o aprendizado e conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro afirmou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.

O projeto, que pode ser acessado de forma online e também pelo aplicativo, disponibiliza videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, com base nas dificuldades de cada estudante.

Neste projeto, os estudantes da rede estadual terão acesso às mesmas aulas que são ministradas na rede particular, promovendo a igualdade de condições. Tudo é pensado para o aluno, e o professor é parte fundamental no processo de aprendizagem. Esta é uma ferramenta para auxiliá-lo destacou Felipe Piancó, diretor-geral do Estudo Play, parceiro da Seeduc-RJ neste programa.

Tal iniciativa, inédita no estado, oferece soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhora nos indicadores de aprendizado na rede de ensino. Todos os recursos são desenvolvidos com base em metodologias que se adaptam às necessidades específicas dos estudantes e auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século 21.

Eu acho muito importante essa iniciativa da Seeduc-RJ, porque abre mais um caminho para nós, em um novo ângulo, ampliando nossa perspectiva, tanto intelectual como no campo da tecnologia. O material é incrível. E ainda mais ligado ao Enem, um dos processos seletivos mais importantes que vamos fazer. Já deu tudo certo! comentou Hestefany Pessoa Maia, 17 anos, aluna da 3ª série do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck.

A plataforma, que é totalmente acessível, com legendas em todas as aulas e tradução simultânea por intérpretes de Libras, já demonstrou excelentes resultados em outras unidades da federação, e ainda conta com a parceria da Britannica Education, do grupo Enciclopédia, para levar aos estudantes do ensino público o que há de melhor em conteúdo de sala de aula.

Nada nesta vida é feito sem fé e confiança. E esta é uma solução educacional muito maior do que apenas um preparativo para o Enem. É algo que visa a equidade de condições, ou seja, tudo o que o aluno da rede particular tem, o da rede pública também terá explicou Rosana Mendes, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc-RJ.

Professores também se beneficiarão, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino.

A tecnologia tem uma capacidade equalizadora e também ajuda os alunos a ver uma nova perspectiva de vida. Ações como essas fazem com que todos se desenvolvam, aprimorando conhecimentos e fazendo com que novas possibilidades possam surgir, tomando uma proporção muito maior declarou o professor Vitor Pio, do Ciep 377 Carmem da Silva, de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Este tipo de projeto entende que cada indivíduo possui o próprio ritmo e estilo de aprendizagem e usa mecanismos que possibilitam uma abordagem inclusiva, que valoriza a diversidade e promove a personalização do ensino, identificando as dificuldades dos alunos por meio de simulados.

Estamos aqui promovendo o protagonismo colaborativo destes estudantes. O trabalho é todo realizado para gerar o engajamento. E  ainda teremos o monitoramento customizado do desenvolvimento de cada um enfatizou o diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson.

Com tudo isso, a ideia deste projeto é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando os mais modernos recursos tecnológicos à metodologias consagradas de ensino.

Um bom planejamento pedagógico nos coloca sempre diante de desafios. Estamos muito felizes de estar iniciando este processo, que, com certeza, dará aos nossos estudantes a oportunidade de competir de forma mais igualitária com melhores chances de ter acesso à universidade finalizou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.

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