Edição anterior (3975):
terça-feira, 19 de agosto de 2025


Capa 3975

Seis espécies de felinos silvestres do Rio de Janeiro são avistadas pela primeira vez no mesmo local: o Parque Estadual da Serra da Concórdia

Imagens foram captadas por câmeras fotográficas do Projeto Aventura Animal

Divulgação
Divulgação


O Parque Estadual da Serra da Concórdia, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada no Centro Sul fluminense, registrou uma intensa movimentação de “seus moradores”: entre julho e agosto deste ano, armadilhas fotográficas captaram imagens de seis felinos percorrendo as trilhas da unidade de conservação:  onça-pintada (Panthera onca),  onça-parda (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis), jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), gato-maracajá (Leopardus wiedii) e um  gato-do-mato-pequeno  (Leopardus guttulus).  As imagens são fruto de uma parceria entre o Inea e o Projeto Aventura Animal, que disponibilizou 15  equipamentos fotográficos para a unidade de conservação.

Os equipamentos que capturam as imagens são camuflados e ativados à distância, permitindo o registro de imagens em alta resolução, auxiliando a equipe da unidade de conservação no monitoramento da fauna para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental.

- A  presença desses felinos é uma demonstração de que estamos no caminho certo quanto  às nossas políticas públicas voltadas para a conservação da diversidade biológica.  É a prova de que a gestão pública ambiental, quando feita com ciência, planejamento e presença em campo, gera resultados concretos para a biodiversidade e para as futuras gerações destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

- Essas imagens comprovam a riqueza da nossa fauna , e que o parque proporciona condições ambientais para  mantê-los, inclusive a onça-pintada, que está retornando para o Estado do Rio afirmou o diretor do Projeto Aventura Animal, Juran Santos.

Desses seis felinos, cinco são ameaçados de extinção: a onça-pintada é considerada "Criticamente em perigo" na lista de espécies ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Nessa mesma lista, a onça parda e o gato maracajá constam como "Vulneráveis". Já o gato-do-mato-pequeno e o jaguarundi estão listados como "vulneráveis" na lista nacional do Ministério do Meio Ambiente.

- Este é um registro histórico que consagra anos de dedicação da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas  e, sobretudo, o trabalho incansável dos nossos servidores nas Unidades de Conservação. Ver as seis espécies de felinos silvestres do Estado no mesmo território significa que nossas áreas protegidas estão cumprindo seu papel de proteger e restaurar a Mata Atlântica, oferecendo equilíbrio e abrigo para espécies-chave do ecossistema afirmou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber.

- A presença das seis espécies de felinos em uma mesma área indica que a floresta possui capacidade de suporte para predadores de portes diversos (uma onça-pintada pode pesar mais de 100kg, enquanto o gato-do-mato pesa em torno de 3kg), e volta a promover abrigo e segurança para espécies tão importantes para o ecossistema destacou o gerente de Fauna do Inea, Marco Gonçalves, gerente de fauna do INEA.

Sobre o Parque Estadual da Serra da Concordia

Com 5.950 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra da Concordia abrange parte dos municípios de Valença e de Barra do Piraí. Foi criado em 2002, por meio de um decreto estadual; e em 2016 um novo decreto ampliou a área dessa Unidade de Conservação.

Dentre os objetivos de sua criação estão: preservar espécies da flora e da fauna endêmicas ou ameaçadas de extinção; integrar corredores ecológicos visando assegurar a preservação da diversidade biológica, além de proteger os recursos hídricos da região.

Edição anterior (3975):
terça-feira, 19 de agosto de 2025


Capa 3975

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral