Edição anterior (3772):
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025


Capa 3772

Semana de Darwin no Museu do Jardim Botânico celebra ciência, evolução e biodiversidade

Divulgação
Divulgação


Até essa terça-feira (18/2), o público pode participar da programação especial, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em homenagem ao cientista Charles Darwin, que transformou nossa compreensão sobre a origem das espécies. A Semana de Darwin acontece no Museu do Jardim Botânico e oferece, a visitantes de todas as idades, atividades que unem ciência, arte e educação. O programa relembra a passagem de Charles Darwin pelo Rio de Janeiro em 1832, incluindo sua visita ao Jardim e caminhadas pela Mata Atlântica.

A agenda inclui visitas educativas, oficinas, jogos interativos e um bate-papo com o biólogo e divulgador científico Pirula, abordando temas como evolução, biodiversidade e extinções em massa. A Semana de Darwin proporciona uma oportunidade única para explorar as ideias do naturalista e sua relevância para a conservação da natureza. Todas as atividades são gratuitas, e não é preciso adquirir ingresso para o Jardim Botânico.

O Dia de Darwin, celebrado mundialmente em 12 de fevereiro, homenageia o naturalista inglês, autor da obra "A origem das espécies", nascido nesta data em 1809. A ocasião destaca suas contribuições para a ciência e reforça a importância da pesquisa científica.

Para marcar o Dia de Darwin, foi criado, em 2008, o projeto “Caminhos de Darwin”, para relembrar a passagem do cientista pelo Rio de Janeiro, em 1832. Durante quatro meses, Darwin explorou diversos locais da cidade, incluindo a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, a Penha e a Gávea. Em suas expedições a cavalo pelo estado, percorreu a Serra da Tiririca, em Niterói, e cidades como Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Macaé, entre outras, registrando suas impressões sobre a fauna, a flora e a geologia da região.

O projeto “Caminhos de Darwin”, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ e o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ), mapeou esse percurso a partir de uma minuciosa análise do diário de viagem do naturalista. Como parte da iniciativa, foram instaladas 12 placas com trechos das anotações de Darwin e o mapa do trajeto.

A primeira placa foi inaugurada em novembro de 2008, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em uma cerimônia que contou com a presença de Randhal Hume Keynes, tataraneto de Darwin. As demais placas foram distribuídas pelas cidades mencionadas, convidando visitantes a refazer os passos do cientista e conhecer mais sobre sua jornada e descobertas.

Programação

Visita educativa: Darwin e Evolução
13 a 18 de fevereiro | 10h às 11h30
Na visita conduzida por educadores do Museu, os participantes irão conhecer a história de Darwin no Brasil e suas contribuições para a teoria da evolução. A atividade propõe reflexões sobre adaptação e seleção natural a partir da diversidade das plantas.
Local: Sala de Acolhimento
Público: a partir de 10 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada.

Jogos botânicos: a evolução das plantas
18 de fevereiro | 14h às 17h
Uma experiência dinâmica e interativa em que os participantes exploram conceitos como adaptação, diversidade e seleção natural por meio de desafios lúdicos.
Local: jardins em frente ao Museu
Público: a partir de 8 anos
Vagas: 10 por sessão, por ordem de chegada.

Museu do Jardim Botânico
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site https://jbrj.eleventickets.com
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 Jardim Botânico

Edição anterior (3772):
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025


Capa 3772

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral