Temática "Nutrição, Diversidade e Inclusão" traz assuntos que precisam ganhar visibilidade
Entre os dias 29 e 30 de agosto, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) foi palco da Semana de Nutrição da UNIFASE. Participaram do evento cerca de 150 pessoas, entre, estudantes, professores e profissionais da área que discutiram como a nutrição pode ser um agente de transformação social.
Com a temática "Nutrição, Diversidade e Inclusão", a ideia foi promover a compreensão e a valorização da diversidade alimentar e nutricional em diferentes contextos sociais, como explica a Coordenadora do Curso de Nutrição da UNIFASE, Thaise Gasser.
"Precisamos estar atentos ao mundo ao nosso redor, por isso, essa é uma temática que nós temos que valorizar cada dia mais. É importante formarmos profissionais que estejam sensíveis às questões raciais, de gênero e aos demais temas sobre inclusão. Esse é o nosso objetivo, formar nutricionistas generalistas e humanistas, com compromisso social", destacou Thaise.
O evento promoveu discussões sobre como a nutrição pode ser um meio de promover a equidade e o bem-estar. Na palestra "Nutrição e a PCD - Avaliação Nutricional da Pessoa com Deficiência", a nutricionista Rita Martins disse que é importante buscar esse outro lado da nutrição que não tem visibilidade.
"É importante a gente trazer esse olhar ampliado para a universidade, assim a gente começa a incentivar e sensibilizar esses profissionais desde a graduação. Precisamos mostrar a importância da alimentação, da nutrição, da saúde e da inclusão, já que essas pessoas são semelhantes a nós. Cada um com a sua especificidade, mas somos todos iguais, por isso, temos que alcançar a todos", falou a palestrante.
Em um piquenique descontraído e com a interação do público, outro tema debatido foi "Ações de combate à fome no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional", que foi abordado pelo coordenador de extensão, Ricardo Tammela e pela professora do curso de Nutrição, Talita Berti. Ela esteve à frente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) por 4 anos e explicou como é importante práticas inclusivas e a promoção da equidade no campo nutricional.
"Precisamos discutir sobre o que desejamos para a alimentação no nosso município. Todos nós podemos contribuir para uma condição alimentar melhor. Precisamos debater ideias e levar nossas propostas e apelos para ajudar quem passa necessidade", esclareceu Talita.
De acordo com Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, a instituição incentiva que os alunos participem dos conselhos municipais.
"Nós estimulamos nossos estudantes a ocuparem lugares de representação. É importante saber o que está acontecendo ao entorno e criar essa relação com a sociedade civil", ressaltou Ricardo.
O encerramento da Semana de Nutrição da UNIFASE mostrou que estudantes e profissionais da área devem estar atentos aos temas sensíveis e as necessidades da população. Lorrene Rodrigues é formada em nutrição, e foi aluna residente de Atenção Básica da UNIFASE. Ela retornou para esse evento e acredita que as discussões da Semana de Nutrição vão ultrapassar os muros da universidade e ganhar voz na sociedade.
"A Semana de Nutrição trouxe temas que muitas vezes durante a graduação a gente não consegue aprofundar. Por isso, esses assuntos vão contribuir não somente para os alunos, mas para nós que já somos formados, em como utilizar essa prática no dia a dia", finaliza a nutricionista Lorrene Rodrigues.
Veja também: