Edição anterior (4271):
terça-feira, 19 de maio de 2026


Capa 4271

Semana do MEI em Petrópolis terá Leandro Trajano falando de Inteligência Artificial e gestão financeira

Programação gratuita promovida pelo Sebrae Rio, de 25 a 29 de maio, no Hipershopping Petrópolis, terá palestras, atendimentos especializados e oportunidades de negócio

Reprodução
Reprodução

A Semana do MEI 2026 em Petrópolis reunirá palestras e seminários com especialistas, além de atendimentos gratuitos para microempreendedores individuais da região. Promovida pelo Sebrae Rio, a programação acontece de 25 a 29 de maio no Hipershopping Petrópolis, localizado na Rua Teresa, 1515. No foco estão temas ligados à gestão, inovação, Inteligência Artificial, finanças e oportunidades de mercado. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas pelo link: https://forms.office.com/r/p1fbEigDYv

Entre os destaques do evento está Leandro Trajano, especialista em gestão financeira e Inteligência Artificial. Ele participa, no dia 27 de maio, das 19h às 21h, do seminário “A revolução da IA na gestão financeira e tributária”. Trajano apresentará, em linguagem acessível e prática, formas de utilizar a IA para organizar melhor as finanças, reduzir erros operacionais, otimizar processos e melhorar a tomada de decisões nos pequenos negócios.
Outro ponto alto será a palestra “Como se tornar fornecedor do Dom Atacadista”, no dia 29 de maio, às 9h30. Os participantes conhecerão caminhos, critérios e possibilidades para fornecer produtos ou serviços a grandes empresas, ampliando sua rede de contatos e sua capacidade de gerar negócios.

“Nosso objetivo é oferecer uma programação que dialogue com os desafios do MEI. A IA, por exemplo, pode ser usada de forma simples para melhorar controles, organizar informações e apoiar decisões. Ao mesmo tempo, trazer uma palestra sobre como ser fornecedor de uma grande empresa aproxima o empreendedor de oportunidades de mercado, mostrando que, com orientação e preparo, é possível ampliar horizontes e crescer de forma mais estruturada”, destaca Karina Wayand, analista do Sebrae Rio em Petrópolis.

A Semana do MEI terá outras atividades voltadas à capacitação, orientação e fortalecimento dos microempreendedores individuais. A programação começa no dia 25 de maio, das 9h30 às 11h30, com a palestra “Seja um empreendedor de sucesso”.

No dia 26, no Espaço Empreendedor Petrópolis, serão realizadas a palestra “Inteligência artificial aplicada aos pequenos negócios”, das 9h30 às 11h30, e o Plantão MEI em Foco, das 10h30 às 12h30, com atendimentos especializados em gestão administrativa e empresarial, assistência jurídica, questões tributárias, linhas de crédito, previdência e aposentadoria para MEI. No dia 28, das 9h30 às 11h30, acontece a palestra “Contrata Mais Brasil: oportunidades de novos negócios para MEIs”, para orientar sobre possibilidades de acesso a contratos públicos e novos canais de comercialização.

Serviço Semana do MEI 2026 em Petrópolis
Data: 25 a 29 de maio
Local: Hipershopping Petrópolis Rua Teresa, 1515
Inscrições: https://forms.office.com/r/p1fbEigDYv

Edição anterior (4271):
terça-feira, 19 de maio de 2026


Capa 4271

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral