Inverno começa nesta sexta-feira (20) com temperaturas acima da média no Sudeste
Mariana Machado estagiária
Após dias de muito frio registrado, não só em Petrópolis, como em todo o estado, esta semana chega como um alívio com temperaturas um pouco mais amenas. Entretanto, a mínima segue nos 12°C, mas a máxima passa dos 20°C, trazendo o sol.
Na semana passada, a madrugada de quinta-feira (12) chegou a 2,1°C, registrado na Estação do Pico do Couto, no Rocio. A estação fica localizada a 1.800 metros acima do nível do mar, e por isso registra temperaturas mais baixas que os bairros.
Além disso, na madrugada de sexta para sábado (14), campistas registraram -3,1°C enquanto faziam a travessia Petrópolis-Teresópolis no Parnaso (Parque Nacional Serra dos Órgãos).
Vale ressaltar que o inverno começa nesta sexta-feira (20), e se estende até o dia 22 de setembro.
Confira a previsão do tempo para a semana, de acordo com o Climatempo
A terça-feira (17) terá mínima de 12°C e máxima de 22°C, mas o dia inteiro será de sol, com algumas nuvens à tarde, e a noite estrelada.
A mínima aumenta para 13°C na quarta-feira (18), mas a máxima segue em 22°C. O dia será novamente de sol com algumas nuvens, mas sem chuva.
Na quinta-feira (19), a mínima aumenta em mais um grau, chegando a 14°C, e a máxima se mantém nos 22°C. Entretanto, o dia será marcado por sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A noite terá poucas nuvens.
Na sexta-feira (20) e no sábado (21), a temperatura fica entre os 13°C e 22°C. A sexta será de sol o dia inteiro, sem nuvens no céu, e terá a noite de tempo aberto e ainda sem nuvens. A partir da tarde de sábado, haverá aumento de nuvens, mas ainda sem chuva.
Para fechar o fim de semana, o domingo terá mínima de 14°C e máxima de 23°C, e será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Prognóstico para o trimestre (junho, julho e agosto)
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou nesta segunda-feira (16) o Boletim Agroclimatológico, que tem como objetivo levar aos usuários informação meteorológica direcionada às atividades do campo. De acordo com o prognóstico, a previsão para o trimestre no Sudeste indica predominância de chuvas próximas e abaixo da média em grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Outro ponto importante é que as temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica em toda a região, principalmente no oeste de São Paulo, as temperaturas podem ficar até +2°C acima da média. Entretanto, ressaltam que temperaturas inferiores à 14°C podem ocorrer em áreas de maior altitude Região Sudeste.
Cuidados com o frio
De acordo com o Portal Dr. Drauzio Varella, 07 cuidados que devem ser tomados no frio são: não deixe de beber água; evite tomar banhos muito quentes; mantenha a pele sempre hidratada; continue usando o protetor solar; evite ambientes pouco ventilados (por conta das doenças respiratórias que tem apresentado alta neste período); cuidados com o ambiente para evitar crises alérgicas; cuidados com o ouvido para evitar otites (problema frequente no frio).
Veja também: