Edição anterior (2828):
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Ed. 2828:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2828): sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Ed.2828:

Compartilhe:

Voltar:


  Tecnologia

Serratec dá início às aulas de mais um ciclo do Programa de Residência em TIC/Software

 


 Divulgação

Nesta sexta, 5 de agosto, o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana realiza a aula inaugural do ciclo 2022.2, no modelo online, com a palestra A Tecnologia como Alavanca para a Inovação Aberta e a Transformação Social, com Ricardo Motta, TCS Open Manager e Global Open Innovation Lead na Vale. A Aula Inaugural do 6°ciclo da Residência em TIC/Software, contará também com a participação de Guilherme da Motta Alves, presidente do Serratec-Parque Tecnológico da Região Serrana/RJ; Gil Mairon da Silva, coordenador de educação profissional da Firjan/Senai-Nova Friburgo e de Luiz Daud, diretor de novos negócios do Sinditec.

O Programa de Residência do Serratec é gratuito e as aulas são online e ao vivo. As 720 horas de conteúdo teórico e prático do sexto ciclo vão de agosto a dezembro de 2022. O grande objetivo do Programa em Residência TIC, é suprir a carência por profissionais no mercado de tecnologia e, especificamente, qualificar e fortalecer o setor, formando profissionais do futuro na Região Serrana do Estado do RJ. As vagas para a modalidade Desenvolvimento de Softwares foram oferecidas para quem mora em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal e cidades próximas.

O impacto que o Programa de Residência vem trazendo para a região é positivo. São mais de 600 pessoas formadas e mais de 15 milhões de reais em moeda circulante proveniente do pagamento de salários às pessoas que já se formaram e foram contratadas. O  índice de contratação supera os 70% e a taxa de permanência dessas pessoas no mercado de tecnologia é próximo de 100%.

Sobre o Programa de Residência

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos. Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional. O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. O programa também irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

Sobre o Serratec

O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, geração de novos negócios para empresas e inovação aberta. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne 200 empresas, fatura mais de 800 milhões de reais e gera cerca de quatro mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.

 



Edição anterior (2828):
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Ed. 2828:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2828): sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Ed.2828:

Compartilhe:

Voltar: