Alexandre Macedo assume presidência e destaca prioridades para os próximos anos
Emanuelle Loli - estagiária
Na manhã dessa quarta-feira (2), o Serratec, Parque Tecnológico da Região Serrana, realizou a cerimônia de transição de sua diretoria. Gustavo Braz encerrou sua gestão e passou a presidência a Alexandre Macedo, que assume o comando pelos próximos dois anos, com o compromisso de ampliar a atuação regional e nacional da instituição, fortalecer a saúde financeira e consolidar uma área robusta de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Vale ressaltar que em seis anos de residência em tecnologia da informação e comunicação, o Serratec já formou mais de 1.400 alunos e, 48% deles, tiveram contratação imediata no mercado de trabalho.
Durante a cerimônia de transição, Gustavo Braz utilizou um cubo mágico como metáfora para ilustrar os desafios enfrentados ao gerir um parque tecnológico como o Serratec. Segundo ele, assim como o cubo, a gestão de um parque tecnológico parece caótica à primeira vista, mas, exige lógica, paciência, persistência e método para ser conduzida com sucesso.
“Quando movemos parcialmente um cubo mágico, todas as suas dimensões se movem de imediato. Acreditamos estar mexendo em apenas uma face, mas, a cada giro, todas ou quase todas são afetadas direta ou indiretamente. É exatamente assim que avançamos no Serratec com nossas decisões: nada acontece de forma isolada; tudo está interligado. Para solucionar um cubo como esse, são indispensáveis três virtudes: paciência, persistência e método. Não se resolve na força nem no impulso. E foi dessa forma que seguimos avançando no Serratec”, disse Gustavo Braz.
Algumas ações que a antiga gestão entregou:
Importância do Setor de Tecnologia para Petrópolis
Durante a cerimônia, Fred Procópio, Secretário de Planejamento Municipal, destacou a importância estratégica do setor de tecnologia para o desenvolvimento econômico e social de Petrópolis.
“O Polo de Tecnologia gera R$ 1,2 bilhão, diante de R$ 15 bilhões, que a cidade produz, de acordo com o Censo de 2023, o que dá aproximadamente 8% do PIB. Do ponto de vista do governo, figura como uma das principais vertentes econômicas da cidade”, disse o secretário.
Nova gestão
A nova gestão contará com Alexandre Macedo (Presidente), Guilherme Alves (VP de Parceria e Novos Negócios), Marcelo Carius (VP Inovação e Projetos Estratégico), Daniela Klemperer (VP de Finanças), Gustavo Braz (VP de ESG e Expansão), Airton Coelho (VP de Ecossistema e Infraestrutura) e Ladmir Carvalho (VP de Marketing e talentos), além de Tháis Ferreira e Rafael Simão, na diretoria executiva.
“Como foi reforçado anteriormente, nada que se faz aqui é sozinho, tudo é colaborativo. Nosso foco principal será o fortalecimento sustentável do Serratec, pois a gente precisa continuar crescendo de maneira sustentável. Estamos crescendo também e fortalecendo nossa presença regional e nacional. Outros projetos também em PD&I também estão no nosso radar”, Afirmou Alexandre
Pontos que serão prioridade:
Novos Embaixadores
Durante a cerimônia, foram apresentados novos embaixadores para o Serratec. São eles:
Veja também: