Encontro abre caminho para parcerias em tecnologia, inovação, cultura e turismo, com potencial de atrair investimentos para a Região Serrana
Emanuelle Loli - estagiária
Na tarde dessa segunda-feira (8) o Serratec, Parque Tecnológico da Região Serrana RJ, recebeu uma delegação do Distrito de Dongcheng, em Pequim, considerado o núcleo político, cultural e econômico da capital chinesa. O encontro teve como objetivo abrir portas para a assinatura de um tratado que pode gerar ganhos nas áreas de tecnologia e inovação, cultura, turismo, além da atração de investimentos internacionais.
Para Alexandre Macedo, presidente do Serratec, a conexão com delegações de outras partes do mundo é de suma importância, sobretudo de um país que é um grande parceiro do Brasil.
“É uma grande oportunidade para as empresas que estão aqui de colaborar em projetos em conjunto (com a China). Então, acho que uma visita dessas é uma abertura de portas e abre um diálogo com um país que é uma potência, principalmente em termos de tecnologia. Uma verdadeira referência no mundo hoje”, disse.
Da comitiva chinesa estavam presentes: Wang Huawei, Vice-prefeito executivo; Yang Feng, Diretor de Desenvolvimento e Reforma; Hu Jiajia, Diretora de Promoção de Investimentos; Feng Yeshui, Secretário de Longtan; Yu Qian, Vice-diretora do Gabinete.
Do Serratec: Alexandre Macedo, Presidente; Rafael Simão, diretor de relações institucionais e novos negócios; Thaís Ferreira, diretora executiva; Daniela Klemperer, vice-presidente financeira; Marcelo Carius, vice-presidente de Inovação e Projetos Estratégicos; e Guilherme Alves, vice-presidente de Parcerias e Novos Negócios.
O Parque Tecnológico foi apresentado à delegação chinesa, contando um pouco de sua história, alguns dos principais projetos que estão em desenvolvimento, além de empresas que contam com o Serratec.
Vale ressaltar que Dongcheng é referência mundial em economia digital, inteligência artificial, big data e consumo inteligente, movimentando cerca de CNY 300 bilhões por ano (cerca de R$220 bilhões de reais). Ela também se destaca pelo crescimento das indústrias culturais e criativas, pelo patrimônio histórico de relevância global e por abrigar ícones turísticos como a Cidade Proibida, o Templo do Céu e a Praça Tiananmen. Além disso, concentra grandes empresas âncoras do varejo, turismo, cultura, cinema e inovação, como Wangfujing Group, China Tourism Group Duty Free, Poly Culture, China Guardian, Enlight Media e Maoyan.
De acordo com Alexandre Macedo, essa primeira conversa pode ter sido uma ótima oportunidade para ter chances de investimentos para a Região Serrana.
“O distrito de Dongsheng tem um dos maiores fundos de investimento em tecnologia do mundo. Então, se a gente tem uma oportunidade, se desperta o interesse de um fundo desses de aportar em algum projeto na nossa região, a gente tem uma enorme possibilidade de ganho. Acho que a gente tem aí uma estrada pela frente, mas estamos falando de uma das maiores potencias do mundo”, conclui.
Veja também: