Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

SERRATEC: um exemplo de inovação e impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico na Região Serrana do Rio de Janeiro, no Brasil

Divulgação
Divulgação


O Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana tem se destacado na liderança de um dos principais ecossistemas de tecnologia e inovação do interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Com a missão de transformar vidas através da inovação tecnológica, o Serratec tem gerado resultados que impactam positivamente o desenvolvimento regional, indicando ser um vetor estratégico para o crescimento socioeconômico da região e do estado nas próximas décadas.

Consubstanciado no modelo de parque tecnológico urbano, aberto e distribuído, o Serratec é também uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) privada, sem fins lucrativos e de interesse público, abrangendo os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Estima-se que o setor regional seja formado por mais de 400 empresas de base tecnológica, que geram mais de cinco mil empregos e faturam mais de 1,1 bilhão de reais por ano.

O ecossistema do Parque é liderado pelo setor empresarial e se beneficia da colaboração contínua entre iniciativa privada, instituições acadêmicas e de pesquisa, governo e comunidade local, o que tem levado à criação de parcerias estratégicas nacionais e internacionais. A sinergia entre esses atores fortalece o ciclo de inovação e o desenvolvimento de soluções que atendem tanto ao mercado interno quanto às demandas globais, evidenciando como o Brasil pode descentralizar o desenvolvimento tecnológico e também promover a inovação fora dos grandes centros urbanos.

Dentre as iniciativas e resultados gerados pelo Serratec, destacam-se a formação de profissionais digitais com impacto social, inovação tecnológica, crescimento de emprego qualificado e renda na região, emergência de projetos inovadores multiparceiros, animação do arranjo produtivo de tecnologia, novos negócios e competitividade, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e fortalecimento do ecossistema regional com forte atuação em rede.

Em sua estrutura se conectam mais de 30 empresas de base tecnológica regionais, com competências distintas e que atendem clientes em mais de 30 países. Em razão do modelo inovador e dos sólidos resultados, o Serratec iniciou um processo para ser reconhecido pela sua notoriedade e do ecossistema que lidera, com um selo de “indicação geográfica”.

Signatário do Pacto Global da ONU desde agosto de 2024, o Serratec assume o compromisso público com a agenda ESG, comprometendo-se com mudanças institucionais para alcançar melhores práticas de governança e de sustentabilidade, com impactos diretos internos e externos à sua atuação.

Embora fundado em 2019, o Serratec reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro do movimento Petrópolis-Tecnópolis e a instalação do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, em Petrópolis - instituição detentora do supercomputador Santos Dumont, que, inclusive, está no centro da nova Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em julho de 2024.

Impacto na Comunidade e no Ecossistema

Um dos pilares centrais do Serratec é seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da Região Serrana. O Parque oferece programas gratuitos de capacitação profissional para jovens e adultos, com ações afirmativas para grupos mais vulneráveis, promovendo inclusão social e oportunidades de emprego em setores de alta tecnologia. Esses esforços têm contribuído significativamente para a redução da desigualdade social na região, além de fomentar uma nova geração de talentos digitais e a oportunidade da transformação e crescimento dos negócios baseados em tecnologia e inovação.

O Parque Tecnológico é um também um exemplo de colaboração entre diferentes setores porque facilita a atuação em rede, influencia a transformação digital de outros segmentos produtivos, motiva a participação comunitária e fortalece outros atores do ecossistema, como universidades e centros de pesquisa.

Formação de Talentos com Impacto Social e Geração de Empregos Qualificados

Dentre as iniciativas mais relevantes do Serratec está o seu programa Residência em TIC: uma capacitação por imersão, ágil e gratuita para a área de tecnologia, realizada pelo Serratec em parceria com Firjan Senai, Sinditec, Senac, universidades, órgãos governamentais e empresas parceiras. Trata-se de uma inovação social que visa ampliar a oferta de profissionais para o crescente e dinâmico setor de tecnologia, orientar a capacitação às demandas do mercado e gerar impacto social. O Programa é voltado principalmente para pessoas de baixa renda que vivem na região e opera com ações afirmativas para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e quem estudou em escola pública. Com abordagem teórica e prática, o conteúdo é acessível e o Programa estimula, ao final, o match entre novos profissionais e as empresas parceiras, contribuindo para a geração de oportunidades de emprego e renda. Desde 2019, quando foi criada, a Residência em TIC do Serratec já qualificou mais de mil profissionais digitais, com índice de empregabilidade acumulado de mais de 50% para o período, o que gerou a injeção de mais de R$ 37 milhões na economia regional com o pagamento de salários. Esta iniciativa vem transformando empresas de base tecnológica e a vida de centenas de pessoas na região. Outras informações em: https://serratec.org/qualificacao-profissional

Novos Projetos

Como um Parque Tecnológico em desenvolvimento, o Serratec está em um momento de expansão e consolidação. Novos projetos e iniciativas despontam, orientadas pelo seu novo Planejamento Estratégico, lançado em julho de 2024, e com apoio do seu Conselho Consultivo, formado por 16 instituições regionais, sendo a maioria delas universidade e/ou instituições acadêmicas, além de órgãos governamentais. Dentre estes projetos estão o Escritório de Negócios e também o Hub de Inovação, orientado à emergência de projetos inovadores multiparceiros, sejam motivados por startups, empresas já consolidadas, governos, academia ou comunidade - preferencialmente integrando a diversidade intersetorial. Serão priorizados projetos em quatro verticais, que se conectam às vocações dos territórios, como Turismo e Agro, além da vertical de Cidades Inteligentes e Resilientes, com o objetivo explícito de aportar inovação e tecnologia aos desafios climáticos típicos da região, além da vertical de Inovação Social, com o desenvolvimento de soluções que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Governança e Liderança Visionária

O Serratec é gerido por uma diretoria eleita a cada dois anos e um Conselho Fiscal, encontrando-se em sua terceira gestão. Sob a liderança do atual presidente, Gustavo Braz - que é também CEO, a partir de Petrópolis, de uma das operações globais da Orange Business -, o SERRATEC tem ampliado sua influência no cenário tecnológico brasileiro. Braz, com sua vasta experiência em gestão e tecnologia, tem sido uma figura central na promoção de iniciativas estratégicas para o Parque. Seu trabalho focado na construção de pontes entre o setor público, privado e acadêmico, além de sua dedicação em atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo, tem sido fundamental para o crescimento sustentado do Serratec.


A visão de Gustavo Braz é clara: fortalecer o Serratec institucionalmente e transformar a Região Serrana em uma referência de excelência tecnológica no Brasil e também no exterior, capaz de ampliar sua competitividade e promover um futuro mais próspero para as próximas gerações. "Acreditamos no poder transformador da tecnologia para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e inovadora", disse Braz em uma recente entrevista. Sob sua presidência, o Parque tem adotado uma abordagem holística, que vai além do simples desenvolvimento tecnológico, para gerar um impacto real e duradouro na sociedade.


Futuro Promissor

Com uma visão estratégica clara e resultados sólidos, o Serratec começa a se posicionar como um importante hub de inovação no cenário brasileiro. Os próximos anos prometem ainda mais avanços tecnológicos, fortalecimento do ecossistema, ampliação da comunidade empreendedora, atração de novos investimentos e desenvolvimento de projetos e pesquisas baseados em inovação, envolvendo diversos atores sociais e setores produtivos. E com sua abordagem inovadora e inclusiva, o Serratec também está contribuindo para remodelar o futuro da tecnologia no Brasil, servindo de inspiração para outros parques tecnológicos e iniciativas de desenvolvimento tecnológico no país.


Assim, o Serratec demonstra que, com liderança eficaz e um compromisso profundo com a comunidade, é possível transformar uma região e impulsionar um ciclo virtuoso de inovação e crescimento sustentável.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral