Edição anterior (3616):
terça-feira, 24 de setembro de 2024


Capa 3616

Servidores públicos municipais da educação fazem manifesto por direitos

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Mariana Machado especial para o Diário

Servidores públicos municipais da educação se uniram em um manifesto no qual reivindicam o reconhecimento e a valorização de seus direitos. São profissionais como cozinheiras, educadores, inspetores, secretários, zeladores, entre outros. Neste Manifesto, expressamos a necessidade de mudanças urgentes que resultam de modo significativo na promoção da dignidade, justiça que acolham o bem estar de todos nós, profissionais ressentidos pela desvalorização funcional, [...] Direitos essenciais, previstos por leis trabalhistas presentes.

Wallace Christian, servidor público municipal da educação e um dos idealizadores do documento conta que O objetivo desse manifesto feito coletivamente é chamar a atenção da sociedade sobre nossa situação enquanto servidores concursados da educação. Criamos esse manifesto para que possamos ter voz e também visibilidade, pois dentro da educação somos profissionais tão importantes quanto os profissionais docentes completa.

Hoje para se ter uma ideia, os profissionais de apoio à educação não entrarão mais no concurso público, pois os mesmos foram extintos via decreto pela PMP (Prefeitura Municipal de Petrópolis), conta. Tal medida foi citada também no manifesto, Não concordamos com a extinção de cargos públicos, buscamos ter nossa classe, nossa categoria de volta!.

O servidor cita também a desvalorização salarial e condições de trabalho, que segundo ele muitas das vezes chegam até mesmo a ser insalubres.

Outra reclamação presente no documento é de que Nem todos os profissionais que trabalham expostos a riscos no exercício da sua função recebem algum tipo de periculosidade. Além disso, Fomos surpreendidos pela desigualdade em equiparação no que tange o direito à alimentação.

É dito no manifesto também que, Pela grandeza em número de profissionais existentes no quadro de funcionalismo público poderia ser disponibilizado e facultativo um plano de saúde co-participativo como opção de melhoria no cuidado da própria saúde..

As reivindicações dos servidores pedem por respeito e consideração pela profissão e pelos profissionais, e que convida a sociedade à reflexão e ação. [...] Quando os servidores são tratados com respeito e dignidade, todos ganham..

A Prefeitura de Petrópolis foi questionada sobre o manifesto, e se as reivindicações dos servidores seriam atendidas, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.

Com respeito e diálogo, esperamos que as nossas demandas sejam ouvidas e atendidas, completam os servidores.

Edição anterior (3616):
terça-feira, 24 de setembro de 2024


Capa 3616

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral