Atividades acontecerão no dia 24 de setembro
O Serviço de Psicologia do Cefer/RJ Petrópolis promove no dia 24 de setembro (quarta-feira) duas oficinas voltadas ao acolhimento, ao cuidado com o corpo/mente e ao sentido da vida. As atividades, que fazem parte da Semana de Telecom 2025, se inserem na Campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção do suicídio.
As oficinas são gratuitas e abertas para alunos, servidores e comunidade externa. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo formulário https://forms.office.com/r/ttNWG3QB8K . As vagas são limitadas.
Saiba mais sobre as oficinas:
“Saúde e movimento: fortalecendo o Corpo e a Mente”
Ministrada pela fisioterapeuta Renata Calleja: fisioterapeuta formada pela UCP, pós-graduada em Biomecânica Clínica e Terapia Manual pela UNIFESO e especialista em Biomecânica Funcional.
Data: 24/09/2025
Horário: 12h30 às 14h
Local: Sala 121
A oficina propõe uma abordagem integrada entre atividade física e bem-estar emocional. A proposta é refletir sobre como o movimento corporal consciente contribui para a promoção da saúde física, a redução do estresse e o equilíbrio mental. Através de práticas e orientações acessíveis, a oficina busca incentivar o cuidado com o corpo como um caminho para fortalecer a mente, promover autoconhecimento e cultivar hábitos saudáveis, alinhando corpo e mente em benefício da qualidade de vida.
“Reflexões sobre o sentido de viver: um diálogo com a Logoterapia”
Ministrada por Roney Pinheiro: graduado em Psicologia pela UCP, pós-graduado em Logoterapia e Análise Existencial pelo Guindani Instituto de Ensino Pesquisa e Gestão S/S Ltda (FaCiência) e especialista em Logoterapia Clínica pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF).
Data: 24/09/2025
Horário: 14h às 15h30
Local: Sala 121
A oficina propõe uma reflexão sobre o sentido da vida à luz da Logoterapia, abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Viktor Frankl. Segundo essa perspectiva, a busca por significado é a motivação central do ser humano. Mesmo diante de dificuldades e sofrimentos, é possível encontrar propósito. Este diálogo visa mostrar como a compreensão do sentido pessoal pode fortalecer o bem-estar emocional, a resiliência e a saúde mental, promovendo uma vida mais consciente, plena e alinhada aos valores essenciais de cada indivíduo.
Veja também: