Edição anterior (4058):
quarta-feira, 29 de outubro de 2025


Capa 4058

Severo Gomes, o amigo de Ulysses Guimarães

Henrique Pinheiro - Economista e produtor executivo de cinema

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 12 de outubro de 1992, um trágico acidente,  entre Angra dos Reis e São Paulo,  causou comoção,  em todo o país .

Os históricos Ulysses Guimarães e Severo Gomes,  dois amigos de meu pai,  o ex-ministro do Trabalho e ex-presidente da Supra no governo Jango, João Pinheiro Neto,  estavam com suas esposas,  Mora e Henriqueta,  respectivamente,  no helicóptero que caiu no mar,  em queda provocada pelo mau tempo.

O grande deputado federal Ulysses Guimarães,  o " Senhor Diretas Já ", presidente da Constituinte de 1988, tinha ido, com Mora,  o senador Severo Gomes e Henriqueta,  passar o feriado prolongado em Angra dos Reis,  onde também estavam Maria da Glória e o ex-ministro Renato Archer, entre outros amigos, entre eles, o empresário Israel Klabin

Ulysses Guimarães e Mora Guimarães ficaram hospedados no Condomínio Portogalo, na casa de Luís Eduardo Guinle  .

Os corpos de Mora Guimarães,  Severo Gomes e Henriqueta foram encontrados no dia seguinte ao acidente.

Mas, o de Ulysses Guimarães não foi resgatado até hoje.

Um dos políticos mais importantes da história brasileira, nos tempos da redemocratização,  Ulysses Guimarães considerava Severo Gomes como um verdadeiro irmão.  Era um dos seus melhores amigos, ao lado de Renato Archer.

Meu pai,  João Pinheiro Neto, era companheiro de bancada, na televisão, do ex-ministro e senador Severo Gomes,  no programa do querido Ferreira Netto,  grande jornalista de São Paulo.

Empresário brasileiro,  nacionalista e progressista, Severo Gomes foi ministro da Agricultura, no governo do Marechal Castelo Branco e da Indústria e Comércio, no governo do General Ernesto Geisel,  durante a ditadura militar.

E, por isso mesmo,  teve papel fundamental,  na redemocratização do Brasil.

Herdeiro da Tecelagem Paraíba,  fundada por seu pai ( denominada, depois, de " Cobertores Paraíba "), Olivio Gomes, sua família tinha muitas fazendas e bens.

Severo Gomes conciliou a administração da fortuna familiar e suas atividades empresariais de criação de gado ( foi um dos primeiros empresários a criar búfalos), na Amazônia, e da tecelagem,  no Vale do Paraíba,  com a política e a vida cultural.

No Congresso Nacional,  Severo Gomes,  junto com a deputada Cristina Tavares,  deu apoio à Lei de Política Nacional de Informática,  aprovada em outubro de 1984.

No ano passado, amigos e admiradores de Severo Gomes fizeram homenagem póstuma pelos 100 anos do empresário e político nacionalista.

No Ministério da Indústria e Comércio,  ele financiou o Projeto Imagens e História da Industrialização,  promovida pela Unicamp, em São Paulo.

Amigo de intelectuais e artistas, Severo Gomes,  junto com o inesquecível " Doutor " Ulysses Guimarães,  foi um dos principais líderes do maior partido de oposição do Brasil, nos anos 70 e 80, o PMDB.

Advogado,  defensor dos Direitos Humanos,  do protecionismo e da reserva de mercado,  ele defendeu a proibição da entrada indiscriminada de empresas estrangeiras no país.

Depois de sua morte, a grande propriedade residencial que tinha, em São José dos Campos, em São Paulo, transformou-se no Parque da Cidade Burle Marx.

Edição anterior (4058):
quarta-feira, 29 de outubro de 2025


Capa 4058

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral