CPTrans registra 2.200 infrações de trânsito detectadas pelo monitoramento do Cimop
Larissa Martins
O governo municipal está avaliando a possibilidade de instalação de novas câmeras de vigilância e a modernização das já existentes, ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop). Para isso, está sendo realizado um diagnóstico técnico.
A ferramenta da secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) conta atualmente com 62 equipamentos, distribuídos estrategicamente pela cidade. Além disso, há 191 câmeras instaladas em todas as escolas públicas municipais, equipadas com botão de pânico e monitoramento em tempo real.
De acordo com a Prefeitura, o projeto em desenvolvimento prevê a expansão da cobertura para novas áreas de alto fluxo. Entre as melhorias estão a instalação de câmeras com maior resolução de imagem, recursos de reconhecimento facial e aprimoramento do sistema LPR para fiscalização de trânsito.
Locais monitorados
O sistema abrange os seguintes pontos estratégicos: Retiro; Entrada do Carangola; Ponte Branca; Terminal de Corrêas; Ponte de Corrêas; Trevo de Bonsucesso; Parque de Exposições; Trevo sentido Teresópolis; Bingen; Pórtico do Quitandinha; Descida da Serra Velha/Alto da Serra. Nas áreas de Parque de Exposições e Descida da Serra Velha/Alto da Serra, há câmeras com Sistema de Reconhecimento de Placas (LPR).
Em março de 2023, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) instalou placas indicando o videomonitoramento em toda a cidade.
Infrações de trânsito
O Cimop identifica ocorrências em tempo real, como acidentes e colisões, e aciona imediatamente os órgãos competentes para atendimento. A ferramenta também é utilizada para coibir as infrações de trânsito. O monitoramento acontece 24 horas por dia e envolve equipes de todos os setores de segurança pública, Defesa Civil e Saúde.
Estacionamento irregular é um dos maiores problemas do trânsito da cidade, seja em filas duplas ou triplas, em calçadas, locais com sinalização zebradas ou faixa amarela no meio fio. Diariamente há flagras na cidade.
Em 2024, a CPTrans registrou 2.200 autuações por infrações de trânsito identificadas via monitoramento do Cimop, com validação presencial de agentes.
Veja também: