Edição anterior (3855):
sábado, 03 de maio de 2025


Capa 3855

Soberano celebra 3 anos como referência nacional em música, gastronomia e cultura na Serra Fluminense

Palco de estrelas como Ivan Lins, Elba Ramalho, João Bosco, Alcione, Lenine, Lobão, Jorge Vercillo, João Donato, Zélia Duncan, Edu Lobo, Egberto Gismonti, entre outros, a casa se consolida como um dos espaços mais sofisticados da cultura brasileira

Foto: Lia Sabugosa
Foto: Lia Sabugosa


Em maio de 2025, o Soberano comemora três anos de uma trajetória marcada pela excelência artística, sofisticação e experiências sensoriais únicas. Inaugurado em maio de 2022, na região de Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), o espaço idealizado pelo casal Raquel e Sergio Saraceni rapidamente se consolidou como um dos principais templos da música brasileira, oferecendo uma curadoria de espetáculos de altíssimo nível, aliada a uma gastronomia refinada e ambientes acolhedores.

A programação eclética da casa é pensada para encantar tanto os grandes admiradores da música brasileira quanto novos públicos em busca de experiências autênticas e emocionantes. Além disso, a cuidadosa harmonização entre os espetáculos e o menu da casa transforma cada noite em uma vivência completa, que celebra o melhor da arte, da gastronomia e da hospitalidade. Em um cenário intimista, rodeado pelas montanhas de Itaipava, o Soberano se destaca como um refúgio sofisticado para os amantes da cultura, que encontram ali um espaço de excelência onde tradição e inovação caminham lado a lado. Mais do que um palco, o Soberano é um estado de espírito um convite constante ao encantamento.

Com uma seleção cuidadosa, estrutura sofisticada e uma proposta artística que une música de qualidade, teatro, humor, boa gastronomia e acolhimento, o espaço já recebeu nomes históricos da música brasileira como Adriana Calcanhotto, Alcione, Camila Marotti, Danilo Caymmi, Dori Caymmi, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Elba Ramalho, Guinga, Ivan Lins, Jane Duboc, João Bosco, João Donato, Jorge Vercillo, Leila Pinheiro, Lenine, Léo Gandelman, Lobão, Marcos Valle, Paulinho Moska, Ricardo Silveira, Zélia Duncan, entre muitos outros.

No teatro, o Soberano também vem se destacando com espetáculos cênica, que já contou com artistas como Maitê Proença, Heloísa Périssé, Clarice Niskier, Silvia Bandeira, Anselmo Vasconcellos, Rogério Fróes, além de diversos outros nomes consagrados. O humor também tem espaço garantido, com apresentações de stand-up como a de Hélio de la Peña, ex-Casseta & Planeta.

Raquel e Sergio Saraceni: os anfitriões por trás do sonho
Os fundadores do Soberano, Raquel e Sergio Saraceni, uniram suas trajetórias artísticas e afetivas para erguer a casa durante os desafios da pandemia.

Sergio, formado pela Berklee College of Music, tem uma carreira sólida como compositor de trilhas sonoras para cinema e televisão há mais de 40 anos, sendo o compositor que mais assinou trilhas no Brasil e premiado cinco vezes nos principais festivais de cinema. Na TV, compôs para obras como O Tempo e o Vento, Anos Dourados e Cheias de Charme. No cinema, trabalhou com diretores renomados como Carlos Manga (Os Trapalhões e o Rei do Futebol), Paulo Thiago (Águia na Cabeça), Fábio Barreto (O Rei do Rio), Murilo Salles (Nunca Fomos Tão Felizes), Nelson Pereira dos Santos (Um Ladrão), entre outros. Seus filmes incluem Policarpo Quaresma (1988), O Viajante (1999), Banana Split (1988) e Na Estrada da Vida (1983).

Raquel, franco-brasileira, teve uma carreira rica como atriz e foi fundadora do lendário Teatro Oficina em São Paulo. Com uma experiência internacional, atuou por mais de duas décadas como guia-intérprete e conferencista na França, onde aprofundou ainda mais sua relação com a música, seja como cantora de MPB, integrando corais em Paris, ou levando a música brasileira para o jazz.

Juntos, trouxeram para Itaipava uma proposta ousada e inovadora: criar um espaço de cultura e entretenimento de altíssimo nível, que unisse música, teatro, gastronomia, vinhos e charutaria tudo com charme e elegância. “Criar um ambiente onde o público possa vivenciar a arte de forma imersiva, com todo o cuidado e carinho que ela merece, é a nossa verdadeira missão no Soberano. Cada detalhe da casa foi pensado para oferecer uma experiência única e inesquecível”, compartilha Raquel.

Sergio descreve a casa de shows como um movimento de reconstrução, um verdadeiro ato de amor à arte e à cultura brasileira. "O Soberano é um presente que oferecemos ao público, à Serra e ao país", afirma Sérgio.

Comemorações de 3 anos

Para celebrar o aniversário de três anos, o Soberano dá início a uma nova temporada de shows a partir de maio, com apresentações que seguem valorizando o melhor da música brasileira. O ponto alto da programação será a presença de Egberto Gismonti, um dos maiores gênios da música instrumental brasileira, que protagoniza três noites imperdíveis no palco do Soberano Jazz Club.

Nos dias 15 e 16 de maio, ele se apresenta ao lado do violonista Daniel Murray, revelação da nova geração da música instrumental. Com seu piano e seu icônico violão de oito cordas, Gismonti convida o público para uma viagem sonora que cruza fronteiras entre o erudito, o jazz e as raízes brasileiras.

No sábado, 17 de maio, o encerramento das celebrações será ainda mais especial: Egberto recebe os músicos Mauro Senise e Jaques Morelenbaum, em um encontro de mestres que promete entrar para a história da casa. Mais do que uma série de concertos, será uma verdadeira celebração da música em sua forma mais vibrante e sofisticada exatamente como o espírito do Soberano.

Mais do que um espaço de shows e eventos, o Soberano se tornou um agente cultural e afetivo na região serrana. Um lugar que desperta memórias, constrói pontes entre gerações e inspira novas conexões com a música brasileira. É um símbolo de resistência e beleza em tempos que tanto precisam de encantamento.

A agenda completa está disponível no Instagram @soberanojazzclub, e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou diretamente pelo WhatsApp, através do número (24) 2237-6339.

Edição anterior (3855):
sábado, 03 de maio de 2025


Capa 3855

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral