Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 22º Festival Sesc de Inverno será realizado de 12 a 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro a maior edição de todos os tempos. Petrópolis é uma das cidades que receberá uma programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
Além da extensa programação no Centro Cultural Sesc Quitandinha e Parque de Exposições de Itaipava, outros importantes espaços da região também recebem atrações especiais.
A casa de shows Soberano Itaipava contará com apresentações musicais de grandes artistas, sempre às 21h: Bruno Fernandez e Banda com o show Tim Maia: Tributo ao Síndico (12/07), para celebrar a vida e o legado desse músico icônico do Brasil; George Israel com o Baile do George (13/07); Tibí (17/07), cantor, ator, compositor e tecladista da banda JAMZ, com um repertório eclético de muita personalidade que passeia pelas mais diversas influências de sua carreira; Victor Biglione, Dudu Lima & Taryn, em um Tributo à Cassia Eller (18/07), em um show imperdível que ficará marcado na memória de quem o assistir e relembrar os belos momentos da fase Cassia Eller Rock & Blues; Dori Caymmi (19/07), que apresenta seu mais recente álbum Prosa e Papo, de canções inéditas; Leila Pinheiro (20/07), acompanhada por um trio de grandiosos músicos no piano, baixo e bateria, a artista passeia por um repertório vasto da música brasileira, incluindo clássicos da bossa nova e canções marcantes em sua vitoriosa carreira de mais de quatro décadas; Duo Gisbranco (26/07), formado por duas pianistas, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que trazem em sua trajetória uma afinidade musical rara, em um repertório único para dois pianos, onde desenvolvem um trabalho inovador e singular, explorando ao máximo a sonoridade do instrumento; e o saxofonista Léo Gandelman (27/07), um dos mais influentes músicos brasileiros que interpretará músicas autorais, como Solar e Neshama, assim como os clássicos Carinhoso e As Rosas não Falam. No dia 20/07, antes da atração principal, às 19h, quem sobe ao palco do espaço é o Quarteto Piracema Jazz com Julio Fallavigna, com um eclético repertório de temas que vão desde Tom Jobim e Thoots Thielsman a temas autorais de seus integrantes, mesclando influências do Jazz, Afro-Cubano e da MPB.
No dia 25/07, às 21h, a Soberano Itaipava ainda receberá a peça A Iluminada, protagonizada por Heloísa Perissé. Em sua mais nova comédia, a autora e atriz traz para deleite do público o universo da palestra quântica motivacional, onde é oferecido ao público uma inusitada forma de ver o mundo. A entrada para cada show e peça teatral é de R$10 (inteira), R$5 (meia-entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional, e programa Mesa Brasil), e gratuito (credencial plena Sesc e público PCG Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc). A classificação etária é de 16 anos.
E em outros pontos da cidade acontecem diversas atrações gratuitas. Na Praça da Liberdade, o público poderá conferir à performance poética Retire um Poema, de Yassu Noguchi (13 e 14/07, das 11h às 15h), com micropoemas autorais impressos em uma bobina e disponibilizados em um totem com um dispensador para o público retirar e se divertir; apresentações de dança, às 11h, das companhias Sons d' Oeste (19/07), que experimenta timbres da natureza e une diferentes instrumentos de percussão em cena; e InDeriva (20/07), que parte da ideia de conectar e ocupar as cidades por meio da dança, assim como interagir com seus modos e costumes próprios de coexistirem; ao espetáculo circense Fragmentos Cena Cia Artinerant's (21/07, às 11h), um show leve com a uniao de equilibrio, corpos em movimento, humor e poesia; e das 18h às 21h, assistir ao projeto de audiovisual itinerante Kurta na Kombi (de 23 a 25/07).
Já na Rua Teresa, sempre às 11h, haverá apresentações musicais e de dança capitaneadas por diversos grupos Marcha das Sereias (19/07), Cortejo Encantadas (20/07), Farra da Terra (25/07), Bloco dos Bichos (26/07) e Cortejo Cênico Bando de Palhaços (27/07). Assim como na Rua 16 de março, mas às 15h, com Marcha das Sereias (19/07), Cortejo Encantadas (20/07), Farra na Terra (25/07), Bloco dos Bichos (26/07); e Sandwalk with me (27/07), intervenção urbana interativa que propõe uma experiência coletiva de desaceleração e descompasso, onde os participantes são convidados a caminhar em grupo, com sandálias especiais e fones abafadores de ruídos.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico P-L-U-R-A-L, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa será divulgada, em breve, em https://festivalsescdeinverno.com.br/ .
O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura, através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
"Comemoramos a chegada de mais um festival de Inverno além de cultura e alegria para a nossa cidade, atrai turistas de todas as partes que ativam a economia dos nossos setores produtivos. Agradeço ao Sesc por mais essa iniciativa de sucesso!", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. Viver é o milagre que nos guia é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.
Serviço:
22º Festival Sesc de Inverno Petrópolis e Itaipava
De 12 a 28 de julho de 2024
Soberano: Estrada União e Indústria, 11.000, Shopping Estação Itaipava, Petrópolis/ RJ.
Ruas Teresa e 16 de março, em Petrópolis/ RJ.
Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:
Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Valença
Grussaí (São João da Barra)
Tanguá
Porciúncula
Casimiro de Abreu
Magé (Piabetá)
Sana (Macaé)
Búzios
Vassouras
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Três Rios
Itaperuna (Raposo)
Penedo
Cabo Frio
Miguel Pereira
Silva Jardim
Cardoso Moreira
Campos do Goytacazes
São Gonçalo
Rio das Ostras
Veja também: