Prova faz parte do Petrópolis Gourmet que será aberto ao público dia 17 no Estação Locanda
O clima foi de tensão, criatividade e companheirismo nas cozinhas do Senac RJ, nesta terça-feira (7), durante a primeira etapa do Desafio dos Chefs 2025, que abriu oficialmente as atividades do festival Petrópolis Gourmet, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB). Oito chefs da cidade colocaram o avental e o talento à prova em uma disputa acirrada que exigiu técnica, sensibilidade e improviso. O festival, um dos cinco mais importantes do país de acordo com o Ministério do Turismo, será aberto dia 17, no Estação Locanda, que recepciona participantes até domingo com interação com o púbico em um espaço especial para degustação. O Petrópolis Gourmet segue em paralelo nos bares, restaurantes e cafeterias até o dia 02 de novembro.
Durante 90 minutos, os competidores tiveram o desafio de criar um prato autoral utilizando ingredientes pré-selecionados e só apresentados no momento da prova entre eles frango, couve-flor, quiabo e abóbora , explorando o sabor e a harmonia de elementos simples em composições criativas. Entre panelas fumegantes e olhares atentos ao relógio, não faltaram nervosismo, risadas e uma boa dose de companheirismo.
O júri técnico contou com três nomes de peso da gastronomia: Daniel Lameirão, do Boteco Só Simpatia, conhecido por valorizar a culinária de raiz e a memória afetiva dos sabores; Gabriel Frazão, chef petropolitano e ex-participante do MasterChef Brasil; e Douglas Franco, do Bonaccia (Casa Marambaia), que imprime elegância e respeito ao terroir da Serra Fluminense.
A etapa foi marcada por momentos de tensão e emoção, mas também pela troca entre os profissionais. “Foi lindo ver o envolvimento dos chefs, a concentração e o apoio mútuo. O nível da disputa mostra como a gastronomia de Petrópolis vive um momento de maturidade e inspiração”, destacou Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do PCVB.
Os quatro finalistas a prova será no dia 18, às 15h30 no Estação Locanda são: Antônio Barcelos (Divino & Cucina), Felipe Moisés (Locanda Centro Histórico), Laerte Dias (Adega Santarém) e Lea Fiuza (Locanda Bela Vista). Também participaram da disputa nesse edição Frederico Henrique Justen Baptista (Nas Nuvens), João Fialho, (Adega do Mineiro), Paulo Roberto Azevedo Tavares (Katsura) e Renata Quaresma (Anexo Gourmet).
“Mais do que uma competição, o Desafio dos Chefs é uma celebração da nossa identidade gastronômica. Cada participante trouxe um olhar diferente sobre os ingredientes, mostrando o quanto nossa culinária é diversa e viva. Todos são vencedores”, completa Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention.
A final será aberta ao público e promete momentos de pura emoção, com a revelação do vencedor desta edição um dos pontos altos da programação do Petrópolis Gourmet 2025, que este ano tem como tema “Gastronomia em Cena”, em homenagem aos filmes, sobretudo os gravados na cidade.
Veja também: